Sabe aquele velho ditado que diz que 'a união faz a força'? Pode até ser um clichê, mas o funcionamento das organizações mostra que ele é totalmente verdadeiro. Um exemplo atual é a forma como o vendarketing está revolucionando muitas empresas e contribuindo para acelerar seu crescimento.
Mas você conhece o conceito de vendarketing e sabe quais são seus principais benefícios para um negócio? Então, não perca este artigo. Vamos responder essas perguntas e mostrar por que muitas empresas estão adotando esse modelo.
O que é vendarketing?
O vendarketing é a integração completa entre o departamento de vendas e de marketing. Eles passam a atuar realmente em conjunto, por meio de um processo eficaz para atrair o cliente e amadurecê-lo, potencializando a conversão. Esse alinhamento dos times é fundamental para o cumprimento do objetivo estratégico do negócio.
Quais são os principais benefícios do vendarketing?
A aplicação do conceito de vendarketing traz vantagem competitiva, impulsiona a alta performance dos dois times e acelera o resultado. A seguir, selecionamos os principais benefícios que ele garante.
Produz sinergia
A sinergia acontece quando um grupo trabalha de forma integrada, produzindo um resultado final maior que a soma das partes. É como quando um time muito entrosado entra em campo: as jogadas são tão perfeitas que parece que existem vinte jogando, e não apenas onze!
Simplifica a análise de métricas
A empresa consegue mapear a jornada do seu consumidor e estabelecer os papéis de cada departamento nas diferentes etapas da abordagem. Então, ela determina métricas que serão usadas para avaliar o resultado de cada ação.
Essa integração torna muito mais fácil a definição das metas e sua análise. Vamos pensar em uma situação prática: se o marketing fica responsável pela parte digital desse processo, ele pode ter o objetivo de captar 300 leads por mês e conduzir 100 desses até o fundo do funil. Então, cabe ao setor de vendas entrar em contato com essas pessoas e fechar o negócio em 80% das abordagens, por exemplo.
O vendarketing também reúne todos os dados referentes ao processo em um só local. Assim, é mais fácil calcular com precisão o ROI do investimento, o custo de cada setor, o valor empregado para atrair cada cliente (CAC) e assim por diante.
Potencializa o resultado
É comum que o vendedor não produza tanto quanto gostaria porque tem contato com o consumidor ainda na etapa inicial da jornada de compra. Assim, ele gasta muito tempo para conscientizar o cliente de sua necessidade, apontar a solução, conquistar sua confiança e finalmente chegar à venda.
Quando a empresa aplica o vendarketing, essa situação muda. O marketing se responsabiliza pelas etapas iniciais do funil de venda por meio do blog empresarial, por exemplo. Assim, ele desenvolve uma ação de conscientização, conhecimento e até comparação. O vendedor entra no jogo quando o consumidor já está maduro para comprar, o que aumenta a taxa de conversão e otimiza o tempo dessa equipe.
Melhora a comunicação e o processo
Como os times dependem um do outro para produzir resultado, eles precisam se comunicar. Uma reunião frequente para troca de informação cria o hábito de dar e receber feedback. Com essas observações, os dois setores conseguem identificar qualquer falha no processo e corrigi-la. Assim, a equipe de vendarketing melhora sua performance.
Desperta confiança no consumidor
O público também sente essa melhoria na comunicação. Como as equipes estão alinhadas, o comprador percebe a coerência do discurso. Quando todos os pontos de contato falam a mesma língua, a confiança do cliente na empresa aumenta, o que gera mais oportunidade para a realização de negócio.
A implementação do conceito de vendarketing traz uma série de benefícios para o negócio. Eles envolvem desde a redução de custo, otimização do processo de captação de cliente e aumento nas vendas. Portanto, trata-se de uma abordagem muito interessante para quem quer acelerar o crescimento da empresa.
Agora que você já conhece as vantagens de integrar esses departamentos, descubra a parceria de solução e marketing digital que o Santander oferece aos seus clientes. Confira!