Foto: Shutterstock
Muitas empresas enfrentam dificuldades para gerenciar a sua presença nas principais plataformas de mídias sociais, como o Facebook, Twitter, Google Plus, Instagram e LinkedIn. Uma boa corporação deve saber escolher a rede social que melhor se encaixa ao perfil dos seus clientes, atendendo as suas principais necessidades. Mas a questão é: como fazer isso? Leia a seguir algumas dicas para descobrir quais são as redes sociais mais eficientes a sua empresa:
1 - Analise a concorrência
Faça um balanço analisando em quais redes sociais os seus concorrentes estão mais presentes. É importante ter em mente quais delas são as mais usadas pela população em geral.
2 - Cheque a audiência das outras empresas
Após verificar quais são os sites de relacionamento mais usados pela concorrência, é hora de analisar a audiência dessas empresas. Observe qual é o alcance delas nas redes sociais, verificando suas atualizações mais recentes.
3 - Use ferramentas de pesquisa sempre que possível
Você pode utilizar ferramentas online de pesquisa, que lhe ajudem a estabelecer uma noção geral dos seus principais concorrentes. Sites como o Rival IQ, por exemplo, https://www.rivaliq.com/ permitem que o usuário tenha acesso às redes sociais usadas pela concorrência.
4 - Preste atenção no tamanho da audiência
Antes de publicar anúncios em uma rede social, analise o seu público-alvo, bem como a capacidade de alcance no site.
5 - Preste atenção nas ferramentas de busca
Procure utilizar as redes sociais que tenham bons motores de busca, que permitem encontrar usuários por interesses, habilidades ou palavras-chave. Um exemplo de site com esse perfil é o Facebook.
6 - Participe de grupos e comunidades nas redes sociais
Os grupos e comunidades presentes nas redes sociais podem ajudá-lo a pesquisar quais são os sites mais adequados aos clientes do seu negócio. Por meio deles, você pode ver quantos usuários presentes se encaixam no perfil procurado pela sua empresa. Sites como Facebook, LinkedIn, Google Plus e Twitter possuem diversos grupos.
Caso você encontre as redes sociais mais adequadas para o seu negócio, o próximo passo depende do seu tempo e de seus recursos disponíveis: você pode decidir trabalhar em todas elas simultaneamente ou focar primeiramente em uma delas. Procure concentrar-se naquela que é considerada mais importante pela equipe.
Após ter sucesso nos sites mais populares, experimente também investir nas redes sociais um pouco menos conhecidas: assim, você estará atingindo uma parte do público ainda pouco explorado pelos seus concorrentes.