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Como estruturar sua logística e garantir o sucesso da sua loja online

Logística é o processo de planejar, executar e controlar o transporte, a movimentação e o armazenamento de produtos oferecidos por um negócio. Essa etapa do processo de vendas é um dos principais desafios de empreendedores que investem em uma loja virtual – independentemente de seu tamanho ou serviço fornecido.

Quem se propõe a se posicionar online precisa garantir aos seus clientes que os pedidos serão entregues no prazo e em bom estado. Isso significa que, caso seu negócio não invista e não possua uma boa logística, dificilmente terá um retorno positivo com as vendas online.

É preciso ter em mente que uma loja virtual funciona 24 horas por dia e sete dias da semana. Ou seja, seu fluxo será intenso a qualquer hora do dia.

Para oferecer um serviço de qualidade, é preciso estruturar o processo de logística. Confira os pontos de atenção:

1. Preparação do pedido

Para que um consumidor efetue uma compra, a loja virtual deve fornecer as principais informações sobre o produto ou serviço oferecido. Quanto mais detalhes a empresa oferecer, mais o cliente se sentirá seguro para realizar a transação. É fundamental que a loja possua um espaço para que compradores comentem suas opiniões, facilitando a conquista de novos interessados em adquirir determinado produto.

2. Processamento

A partir do momento em que o cliente efetua o pedido, a empresa deve se preocupar em oferecer toda a segurança necessária ao consumidor. O site precisa ter parcerias com as administradoras de cartão de crédito e empresas antifraude para que os dados sejam analisados de forma segura e o pedido validado sem riscos.

3. Confirmação

O pedido validado segue para o financeiro. Com a confirmação da transação, deve ser feita a separação da mercadoria no estoque – ou da sua encomenda junto ao fornecedor parceiro –, embalagem, emissão da documentação fiscal e entrega ao transportador.

4. Entrega

O tempo de entrega é contado a partir do momento em que o produto está com o transportador. É essencial que o prazo seja cumprido, então é importante conhecer a empresa que fará o envio da mercadoria ao destinatário e estipular um prazo acima do esperado, para evitar falhas como atraso na entrega ou danos no produto. Lembre-se que pessoas do país inteiro podem se interessar por seu serviço – e sua loja deve estar preparada para enviar um produto para qualquer localidade.

O que pode ajudar

Considerando os imprevistos que podem acontecer, especialmente durante a entrega, o empreendedor deve se preocupar em ter diversos fornecedores – assim, os riscos de greves, preços abusivos ou baixo alcance de atuação podem ser gerenciados. Manter o consumidor informado sobre do andamento do pedido também é essencial. A empresa deve notificar o comprador por e-mail a cada passo de sua compra, como pedido finalizado e pagamento autorizado. Oferecer a possibilidade de rastreamento da entrega do produto permite que o cliente se programe pare recebê-lo – e também se sinta mais seguro.

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