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Um bom empreendedor deve ser capaz de implantar mudanças em suas equipes. A equipe de vendas é a que mais passa por esse processo, uma vez que lida com diferentes tipos de clientes. Por isso, ter funcionários adaptáveis é fundamental.
Se você quer promover mudanças na sua equipe de vendas, basta saber como identificar e lidar com os diferentes tipos de colaboradores presentes em uma equipe. Veja como:
1. Identifique os apoiadores
Procure dentro do seu time de vendas as pessoas que entendem a necessidade de mudança e são capazes de apoiá-lo nisso. Para identificar esse tipo de personalidade basta olhar para as ações de cada um dos funcionários. Se a pessoa realmente coloca em prática uma nova iniciativa ou tarefa você poderá enxergá-la como uma pessoa proativa, capaz de implantar a mudança e incentivar os demais funcionários a fazerem o mesmo.
2. Tire proveito da influência dos apoiadores
Coloque os pioneiros nos papéis de liderança para que eles conduzam sessões de treinamento com os outros membros da equipe. Especialmente se esses funcionários mostram altos desempenhos, os outros colaboradores vão se interessar em aprender as técnicas utilizadas por eles fazendo com que a mudança aconteça em um ritmo acelerado.
3. Descubra quem está indeciso
Após designar tarefas para os apoiadores, descubra quais funcionários ainda estão resistindo às novas práticas. Estes colaboradores são se opõem abertamente às mudanças, mas tampouco se comprometem definitivamente com elas. Esse tipo de comportamento atrasa o desenvolvimento da equipe em geral, fazendo com que você seja puxado para trás devido às práticas erradas.
4. Convença os indecisos
Depois de identificar quem está “em cima do muro”, trate de provar para eles que as novas práticas propostas são fundamentais para o bom desempenho do time e, em consequência, a conquista de resultados satisfatórios. Esses colaboradores requerem atenção especial, pois caso eles não sejam convencidos podem se tornar os resistentes radicais. Uma boa ideia é colocar os indecisos para trabalharem diretamente com os apoiadores.
5. Afaste os resistentes radicais
Esses são os funcionários que se recusam terminantemente a adotarem as novas práticas propostas. Eles compartilham suas objeções com os demais funcionários e até tentam convencê-los a deixarem de praticar as novas tarefas. Isso pode ser um grande problema na equipe. Se você tem um resistente radical mesmo depois de explicar as vantagens trazidas pela inovação, a única alternativa restante é tirá-lo da equipe.