Busca
Agronegócio Empreendedorismo

Quanto ganha um empreendedor? Entenda como calcular o salário sendo dono do seu negócio

Começar seu próprio negócio é o objetivo de muitos brasileiros. São muitas as histórias de quem criou e desenvolveu um negócio de sucesso que inspiram o desejo de empreender. Porém, sempre surge aquela dúvida sobre se vale a pena o investimento e se é o bastante para sustentar uma boa situação financeira com qualidade de vida.

Afinal, quanto ganha um empreendedor? É sobre isso que vamos falar neste conteúdo. Acompanhe com a gente e saiba como calcular o salário sendo dono do seu próprio negócio.

Quanto um empreendedor ganha por mês?

Segundo dados do Glassdoor, o salário médio de um empresário no Brasil é de R$5.230,00. As estimativas são feitas com base em salários enviados de forma sigilosa ao Glassdoor.

No site, é possível filtrar para ver qual a média salarial de cada localidade. Em São Paulo, por exemplo, a média é de R$ 5.361,00 mensais.

Como calcular o salário sendo dono do seu negócio

Quem está pensando em montar ou acabou de começar o seu próprio negócio, com certeza já se deparou com essa questão. E nós sabemos que a grande maioria dos empreendedores brasileiros se questionam bastante sobre como aprimorar os negócios para que a renda e o lucro sejam cada vez melhores.

Segundo pesquisas, cerca de 71,5% dos donos de negócios no país declaram que sua renda mensal é de até três salários mínimos. Na faixa de renda acima de nove salários mínimos estão apenas 1,63% dos empreendedores. Isso quer dizer que, a grande maioria dos empreendedores do país são micro e pequenos empresários.

Para saber como calcular o salário da sua empresa, é importante ter noção de alguns pontos específicos, tais como:

  • Investimento realizado
  • Valor das vendas
  • Custos e despesas
  • Lucro líquido

A partir disso, mede-se o resultado positivo, após deduzir das vendas todos os valores de investimento, custos e despesas – sendo possível encontrar a sua rentabilidade.

O pró-labore, que nada mais é do que o “salário” do empreendedor, é obrigatório para sócios de micro, pequenas, médias e grandes empresas e representa o valor que será retirado mensalmente da empresa para custear as despesas pessoais do dono do negócio.

Saiba mais sobre o Programa Avançar

Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. São cursos online e podcasts atualizados com as novidades do mercado, dentre outras vantagens exclusivas:   

>>   Cadastre-se gratuitamente <<

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.