Busca
Agronegócio Empreendedorismo

Por que um executivo da Airbnb afirma que nosso mundo está mudando

Foto: Airbnb

Pense nos últimos cinco anos da sua vida. Parece pouco tempo, mas garanto que muita coisa mudou desde então. Seu emprego, a economia, o modo como você se relaciona com o próximo, os novos serviços criados.

Tudo está mudando: o mundo está passando por transformações significativas, que impactam diretamente a sociedade. Chris Lehane, Diretor Global de Política Pública e Comunicação da Airbnb, explicou o porquê no evento Local+Digital.

PESSOAS
A nova geração faz parte ativamente das transformações que vêm ocorrendo. Os Millennials, ou geração Y, são os jovens que nasceram entre 1980 e 2000. Representam, atualmente, cerca de 30% da população brasileira e, em alguns anos, guiarão a economia com novos comportamentos de consumo – cada vez mais digitais.

Millennials não estão apenas preocupados com o lucro, e sim em como a empresa em que trabalham preocupa-se com a qualidade de vida de seus funcionários. A geração valoriza companhias que permitam aos colaboradores aproveitarem – e viverem – suas atividades pessoais.

São proativos, mais práticos, estão sempre conectados e gostam de desafios. Trabalham em locais diferentes para adquirir vivências e descobrir em que se darão melhor. Gostam de empreender e fazer a diferença. E estão transformando o modelo de trabalho com o qual estamos acostumados.

TECNOLOGIA
Os avanços tecnológicos dos últimos anos vêm promovendo transformações significativas no relacionamento entre os membros da sociedade. Cerca de 40% da população mundial fica conectada 24 horas por dia à rede; só no Brasil, 38%. Hoje, um único aparelho reúne todos os tipos de serviços e tudo pode ser resolvido com um clique a qualquer hora do dia – inclusive, 9 entre 10 pessoas estão conectadas a smartphones na América Latina.

CLIMA
Como o clima está mudando, mais ações de compartilhamento vêm sendo criadas para promover ideias e iniciativas mais sustentáveis. Maximizar a utilidade de ferramentas e compartilhar serviços com a população têm impacto direto na preservação de recursos e, consequentemente, do meio ambiente. Por exemplo: ao invés de cinco pessoas que estão indo para locais próximos utilizarem cinco carros diferentes, por que não compartilham apenas um? Ações como essa diminuem a emissão de gases na atmosfera.

ECONOMIA
O compartilhamento também é uma tendência econômica. A economia colaborativa, principal tendência do século 21, aumenta a eficiência no uso de recursos naturais e bens, ao estimular o intercâmbio e o compartilhamento de serviços por meio de plataformas digitais – o que fomenta o empreendimento e a inovação e reduz o desperdício. O modelo conecta pessoas interessadas em um produto ou serviço com pessoas que podem oferecê-los ou comparti-los.

EMPREGO
Como citado anteriormente, o modelo de trabalho como conhecemos hoje está mudando. A nova geração tende, cada vez menos, trabalhar em apenas um local durante sua vida. Com natureza exploratória e espírito empreendedor, os Millennials prezam por adquirir experiências diferentes no início da carreira; desejam trabalhar em ambientes inovadores; e, ainda, buscam possuir o próprio negócio. Ou seja, estão transformando o ambiente de trabalho padrão.

A ascensão da tecnologia digital também vem promovendo mudanças. Entre as iniciativas, está a implantação do home office nas empresas, que estão buscando criar políticas internas que valorizem a qualidade de vida de seus funcionários – cada vez mais exigentes nesse quesito.

VIAGENS
Cerca de 3,7 bilhões de pessoas viajaram de avião só em 2016. Ou seja, pessoas estão viajando – e explorando – mais. O turismo já representa quase 10% do PIB mundial; no Brasil, 9%. Em oito anos, inclusive, um relatório do WTTC (Conselho Mundial de Viagens e Turismo) projeta que o impacto do turismo na economia brasileira deverá alcançar 10,3% do PIB em 2024, empregando cerca de 10,6 milhões de pessoas no país.

 

 

Post ID: | Current Page ID: 6121

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.