O mundo, hoje, é digital. A tecnologia está avançando exponencialmente, transformando todos os processos e esforços de uma empresa e, ainda, fazendo com que os consumidores se tornem mais exigentes e imediatistas. O que isso significa? Os clientes têm pressa e não querem ficar para traz. Querem serviços rápidos, mas ao mesmo tempo com qualidade.
Para não se prejudicarem perante o mercado, as empresas precisam focar em três pontos: a inovação, o perfil de consumo de seus clientes e as tendências digitais. Silvia Aragão, diretora comercial e de novos negócios da Orbitall, afirma que o mote dos negócios, hoje, deve ser o investimento em redes sociais e nos canais de atendimento ao cliente.
Silvia defende que, para oferecer a experiência rápida, simples, mas personalizada ao consumidor, é necessário estar presente nos mais diversos canais: WhatsApp, Facebook, LinkedIn, Twitter. Os tradicionais, como telefone, e-mail marketing e SMS não podem ser esquecidos: são os clientes da empresa que irão ditar por onde preferem se informar; cabe a organização oferecer atendimento em todos eles.
A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOmm) indicou que 73% dos compradores preferem entrar em contato com a empresa por meio de um chat inteligente (Chatbot): solução multicanal para atendimento ao consumidor, que responde às dúvidas dos clientes com inteligência artificial. “O chat oferece mais comodidade para o potencial cliente, que passa a contar com um atendimento mais rápido e preciso”, explica Silvia.
O QUE SÃO OS CHATBOTS?
Os robôs podem revolucionar a interação entre pessoas e marcas, tanto que empresas como Facebook e Microsoft já estão investindo recursos para melhorar ainda mais os sistemas de Chatbots que oferecem ao seu público.
Bots é diminuitivo de robô em inglês; são softwares programados para executar tarefas pré-definidas pela empresa, gerenciando as demandas de forma automatizada, com base nas informações passadas pela organização. Chatbots, portanto, são chats que respondem automaticamente às dúvidas e interações de clientes, a partir do que a companhia deseja comunicar.
Empresas costumavam ter pessoas focadas em responder as mesmas dúvidas diariamente. Agora, as respostas padrões e o acompanhamento prévio de uma dúvida pode ser feito por um robô. Os funcionários podem, agora, fornecer um retorno mais assertivo, após o atendimento realizado pelo software, que já conseguiu os principais dados do consumidor ou, então, direcionou a dúvida para o colaborador especialista no tema.
Com o Chatbot, é possível, também, acelerar a compra de produtos, oferecer a possibilidade de reservar um serviço, criar interações como jogos e outras atividades ou fornecer informações específicas, como contatos ou endereço de departamentos físicos. Tudo é questão de programação.
Se a sua empresa possui uma página no Facebook, experimente criar um Chatbot por meio do ChatFuel, serviço gratuito e de fácil acesso para criação de bots para a rede social.