Busca
Agronegócio Empreendedorismo

Por que empresas caem em armadilhas e fracassam?


O caminho de uma empresa em direção ao sucesso é repleto de desafios ligados à gestão interna e externa dos negócios. Além das dificuldades, para se consolidar como uma grande marca no mercado, é importante que a organização esteja atenta a algumas armadilhas que podem influenciar negativamente em sua jornada.
 
No TED Talk 'Dois motivos pelos quais as companhias falham e como evitá-los', o estrategista de negócios norueguês Knut Haanaes explica que as empresas podem fracassar ao cair em duas armadilhas:

1. Exploram em excesso
Significa focar o trabalho apenas em descobertas e pesquisas para promover novos produtos e serviços, com direcionamento externo e na inovação.

2. Concentram-se apenas naquilo que já dominam
É quando a organização centraliza seus esforços para aplicar o conhecimento que já possui e fazer do bom, melhor. Quando feito em demasia, é como uma banda que só toca uma música de sucesso por muito tempo.

Segundo o especialista, o ideal para obter uma administração eficiente, e, ao mesmo tempo, capacidade de se reinventar é encontrar o equilíbrio entre as duas atividades. É aperfeiçoar o conhecimento já adquirido e também explorar ideias novas. Para Haanaes, essa é a grande habilidade de marcas de sucesso, como a Nestlé ao criar o Nespresso.

Mas por que é tão difícil atingir esse equilíbrio? De acordo com estudos realizados pelo estrategista, apenas 2% das companhias conseguem alinhar os dois processos efetivamente. Muitas organizações, destaca ele, vivem em uma busca eterna, pois descobrem algo novo, mas não têm habilidades como paciência e perseverança para dar sequência ao processo. Em vez de focar, elas criam outra coisa nova.

Quantas áreas em uma empresa acabam vivendo em um piloto automático após demonstrar bons resultados por algum tempo? Isso é bastante comum no mundo corporativo. Segundo o especialista, quando temos muito domínio sobre algo, é mais difícil mudar. Para transformar esse cenário, ele dá 4 recomendações:

1. Inovar para se antecipar a uma possível crise;
2. Pensar em diferentes escalas de tempo;
3. Valorizar o trabalho em equipe;
4. Duvidar do sucesso.

Quando foi a última vez que a sua empresa explorou algo realmente novo?

 




 

 

Post ID: | Current Page ID: 6121

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.