Busca
Agronegócio Empreendedorismo

O segredo do empreendedorismo: faça produtos para si mesmo

Todo novo negócio começa com uma ideia. E é a partir daí que tudo pode dar muito certo, ou muito errado. Steve Wozniak, um dos fundadores da Apple, deu dicas para empreendedores durante a HSM Expo 2016, realizado em São Paulo. Ele compartilhou algumas ideias sobre como levar um empreendimento na direção certa.

Participante de uma das startups que mais deu certo na atualidade, ele conta que o segredo para o sucesso é simples: crie produtos para você mesmo e não deixe a burocracia atrasar o seu projeto.

A IDEIA
Wozniak conta que não começou a Apple pensando no dinheiro. O seu objetivo era viver feliz e fazer o que gostava - que para ele era construir computadores. Ele escolheu um mercado do qual era próximo, e acredita que essa é uma qualidade essencial de um empreendimento bem-sucedido: criar produtos nos quais você se interessa. Produtos que faltam na sua vida, serviços que você contrataria.

“Se você quer excelência precisa de um entendimento de mercado que não consegue obter de pesquisas de mercado que tentam mostrar o que as pessoas pensam”, afirmou Wozniak. “Essas coisas nunca mostram como as pessoas vão pensar no futuro ou os produtos de que vão precisar. Você mesmo, seus próprios sentimentos, esse é o caminho a seguir”, disse.

Ele usa como exemplo Steve Jobs e o iPhone. Wozniak conta que o celular era exatamente o produto que Jobs queria na sua vida, ele só compartilhou a ideia com o resto da humanidade depois.

Elon Musk e o Tesla, as primeiras estações para carregar o carro elétrico, foram construídos entre a casa e o trabalho do inventor do projeto. Isso funciona porque ninguém conhece melhor as características ideais de um produto do que quem quer usá-lo. Alguém que “se infiltra” num mercado pode até pesquisar bastante e acertar alguns aspectos, mas nunca vai possuir o domínio de quem já está inserido nele.

COMEÇANDO O PROJETO

Com uma ideia definida chega a parte mais desafiadora de um empreendimento, e onde a maioria das startups morre antes mesmo de se concretizar: a execução. Wozniak avisa que é muito fácil se perder num labirinto de burocracias e estágios iniciais e acabar sabotando o próprio projeto acidentalmente. A agilidade é muito importante para que um projeto novo funcione bem.

“Não deixe a burocracia atrasar você porque podem existir centenas de pessoas com a mesma ideia que você. E ideias sozinhas não têm muito valor”, disse.

Segundo ele, chegar cedo num mercado não é garantia de sucesso, mas começar bem num mercado que ainda está crescendo é uma forma de se destacar.

A dica é que o empreendedor consiga um protótipo do seu projeto o mais rápido possível, algo para mostrar para investidores e falar “isso vale a pena o seu investimento”. Essa preocupação pode ser a mais incomoda para o jovem e idealista empreendedor, mas é um dos desafios iniciais de toda startup, e sem essa preocupação o seu negócio não vai para lugar nenhum.

Saiba mais sobre o Programa Avançar

Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. Além de artigosvídeos, podcasts e ebooks atualizados com as novidades do mercado, o Avançar oferece uma série de cursos com foco no empreendedor, entre eles: Curso de Educação Financeira, Curso de Crédito e Curso para MEI.  

Comece agora mesmo seu curso gratuitamente e ganhe um certificado digital. Cadastre-se!

Como abrir sua Conta MEI Santander

Simples, digital e precisa de apenas 3 documentos: 

• Documento de identidade (RG ou CNH) 

• Número de CPF 

• Certificado de MEI 

>> Abra a sua conta MEI << 

Post ID: | Current Page ID: 4905

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.