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13 dicas para atender bem e conquistar mais clientes

Mulher branca ruiva dando um cartão para fazer um pagamento na loja de um homem negro.

O que você precisa saber: 

  • Atender bem o cliente é uma das maneiras de garantir que ele voltará a comprar com você; 

  • É fundamental se colocar no lugar do cliente na hora de atendê-lo, respondendo suas dúvidas e atendendo rapidamente; 

  • Ser transparente e reconhecer suas limitações é uma maneira de construir uma relação de confiança com seus clientes. 

Você tem um produto ou serviço muito bom, mas não está conseguindo clientes para vende-lo? Talvez seja uma boa ideia prestar atenção ao seu atendimento ao público. 

É muito comum que um negócio tenha um produto ou serviço ótimo, mas, por não fazer um bom atendimento ao público, não consiga vender ou aumentar sua quantidade de clientes. 

Um bom atendimento é uma das armas mais poderosas de um negócio: essa é uma das melhores maneiras de garantir que os clientes voltarão a comprar com você e vão te indicar para conhecidos — aumentando, assim, sua clientela. 

Para te ajudar a atender bem o seu cliente, nós do Prospera criamos esse artigo com 13 dicas para melhorar seu atendimento! Leia agora! 

13 dicas para um bom atendimento ao cliente 

Prestar um bom atendimento é a melhor maneira de garantir que seu cliente fique satisfeito, compre mais e até mesmo volte a comprar com você. Veja agora dicas para melhorar ainda mais seu atendimento ao cliente! 

  1. Trate o cliente como você gostaria de ser tratado 

Se você vai em uma loja, faz um pedido ou contrata um serviço, você quer que seu tratamento durante o atendimento seja bom, certo? Você não está sozinho: todo mundo quer ser bem tratado quando faz uma compra ou contrata um serviço. Por isso, a primeira dica para fazer um bom atendimento é sempre tratar o cliente como você gostaria de ser tratado quando compra algo. 

  1. Todo cliente importa 

Não importa se o cliente vai gastar pouco ou muito, se vai comprar sempre com você ou vai fazer negócio com outros empreendedores: é fundamental que cada um deles seja valorizado, pois, no fim, todos são igualmente importantes. 

  1. Seja transparente e aja com sinceridade sempre 

Não criar expectativas e deixar que o cliente acredite que você consegue cumprir algo que não consegue e deixar suas limitações clara para seus clientes é muito importante. Isso ajuda a construir uma relação de confiança com eles, que, por sua vez, ajuda a garantir que eles voltem a fazer negócio com você pois acreditam e confiam no seu trabalho.  

Microcrédito Prospera Santander

  1. Tenha um ambiente organizado 

O atendimento começa quando o cliente entra em contato com a empresa pela primeira vez e isso pode ser feito de diversas formas: seja entrando na loja ou mandando uma mensagem em uma rede social. Por isso, é fundamental que esses ambientes sejam organizados, facilitando que os clientes encontrem o que precisam — sejam produtos ou informações, como no caso de lojas online — e se sintam bem recebidos nesses lugares. 

  1. Entenda o que seu cliente precisa 

Se alguém quer fazer uma compra, muito provavelmente é porque essa pessoa precisa de algo. Por isso, para prestar um bom atendimento — que é eficiente e resolve problemas — é fundamental prestar atenção ao cliente e entender o que ele está buscando. 

  1. Faça com que os clientes se sintam confortáveis 

Não há nada pior do que um atendente insistente ou que oferece coisas que o cliente não está procurando ou não precisa. Por isso, é importante que você deixe o cliente confortável para procurar seu negócio em busca do que ele precisa e para que ele entenda que você está lá para ajudar se necessário. Essa dica vale tanto para lojas físicas quanto para atendimentos virtuais, via WhatsApp ou Instagram, por exemplo: não dá para ficar insistindo que pessoas comprem o que você oferece se elas não querem aquilo no momento. 

  1. Não deixe o cliente esperando 

Não há nada pior do que esperar para tirar uma dúvida ou para comprar algo. Por isso, evite deixar o cliente esperando para ser atendido. E, se é impossível mesmo atendê-lo naquele momento, explique a razão e diga que irá fazer isso assim que possível. 

  1. Ofereça respostas completas 

Outra dica que vale tanto para o atendimento online quanto para o atendimento físico: quanto mais rápido você responder o cliente e tirar suas dúvidas, melhor o atendimento. Mas oferecer respostas rápidas não significa que isso deve ser feito de qualquer maneira: as informações devem ser o mais completas possível para esclarecer todas as perguntas do cliente. 

  1. Registre informações sobre o cliente 

Ter informações sobre quem compra com você, como o nome, idade, gênero, compra feita e informações de contato, é uma ótima maneira de conhecer quem você está atendendo, oferecer um atendimento mais personalizado, saber o que ele geralmente busca e até mesmo enviar ofertas personalizadas para o público. 

  1. Tenha cuidado ao falar 

Não dê ordens ao cliente e se atente ao tom de voz usado para falar. Use sempre a simpatia e a gentileza para fazer o atendimento, responder dúvidas ou pedir que o cliente faça algo (como assinar um documento, por exemplo). 

  1. Saiba impor limites 

É muito comum que surjam clientes com pedidos exagerados e não saber lidar com eles é um grande obstáculo no seu negócio. Por isso, é importante que você saiba quando e como impor limites: se o pedido for custoso para seu negócio ou pode te deixar em maus lençóis, seja educado e negue-o. Assim, você não perde sua credibilidade e ainda é transparente com seu cliente. 

  1. Esteja atento às reclamações 

A reclamação de um cliente é uma maneira de entender o que pode ser melhorado no seu negócio. Por isso, não as ignore: registre-as e veja o que você pode fazer para melhorar. Deixar um local para os clientes darem sugestões também é uma boa ideia para te ajudar a melhorar o atendimento.  

  1. Faça um bom pós-venda 

O atendimento não termina quando o cliente conclui a compra: há também o pós-venda, que, se feito da maneira certa, pode ser uma maneira de te destacar dos seus concorrentes. Por isso, busque saber se o cliente ficou satisfeito com seu atendimento, com a compra que foi feita ou se há algum problema com o produto ou serviço, por exemplo. Essa é uma maneira de fazer o cliente se sentir especial e voltar a fazer negócio com você. 

Agora que você já sabe como melhorar seu atendimento ao cliente, que tal descobrir maneiras de vender mais no Instagram, uma das principais ferramentas para divulgação dos seus produtos e serviços? Leia agora mesmo nosso conteúdo sobre o assunto!  

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