Padronização, apoio logístico e, principalmente, valor de marca. São muitos os fatores que favorecem sua escolha na hora de abrir uma franquia.
Os formatos pré-estabelecidos aos franqueados costumam constituir uma tentadora opção entre começar totalmente do zero uma proposta (inclusive do ponto de vista de marketing, nome do empreendimento, logomarca, decoração do ambiente, etc) e já iniciar uma jornada com a expertise de uma matriz.
No entanto, como em qualquer novo empreendimento, as chances de sucesso e fracasso são bastante variáveis. Mesmo com o know-how já estabelecido, é preciso pesquisar alguns pontos antes de abrir uma franquia.
Selecionamos alguns desses procedimentos abaixo.
Aproveite as reuniões com a marca
Além das pesquisa e cadastros em sites, um momento obrigatório e fundamental nos preparativos para abrir uma franquia é a reunião presencial com a marca.
Aliás, reunião ou reuniões.
Aproveite o máximo possível desses encontros no corpo a corpo, pois eles serão muito importantes para que você conheça o estilo de trabalho e relacionamento proporcionado pela interface.
Para esses encontros, solicite um material prévio (ou acesse na página da franquia) e anote todas dúvidas possíveis. Os representantes da marca devem estar aptos a sanar todos os questionamentos.
A documentação obrigatória para o contrato de franquia deve lhe oferecer todas essas informações.
Fale com franqueados e quem deixou a franquia
É muito importante colher impressões de pessoas que já estejam há mais tempo nessa jornada em parceria com a franquia desejada. Também é válido falar com aqueles que, por um motivo ou outro, encerraram o negócio conjunto.
Como é a rotina do franqueado em conjunto com a marca. Eles estão satisfeitos? E a receptividade do público, tem sido boa?
Levando em consideração que não existe unanimidade, busque saber o motivo do desligamento de ex-franqueados. Será que esses motivos são os mesmos em muitos casos? Pode ser um sinal para você mudar de ideia?
Entenda que esse é o momento ideal para fazer esses questionamentos: afinal, isso tudo acontece antes de abrir uma franquia.
O caminho para abrir uma franquia
Neste curto artigo abordamos apenas alguns pontos que podem ser considerados como precauções a serem tomadas antes de efetivamente abrir uma franquia.
Os temas se prolongam ainda por muitas outras áreas. Continue acompanhando nossas postagens que, em breve, voltaremos a falar do assunto.
Leia também: Fazer um empréstimo para a empresa é um bom negócio?