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Como divulgar minha empresa: 10 melhores estratégias

A imagem contém um fundo cinza e apresenta uma mão segurando um desenho de uma lâmpada acesa, para representar uma ideia.

Você quer divulgar sua empresa, mas não sabe por onde começar? De fato, uma marca que pretende conquistar novos clientes deve estar nos lugares certos para se tornar reconhecida.  

Para quem está começando no mercado, traçar um caminho até o sucesso pode não ser nada fácil. Pensando nisso, o Programa Avançar está aqui para te ajudar nesta tarefa. 

Confira os tópicos a seguir e descubra quais são as melhores estratégias de divulgação para aplicar no seu negócio! 

Antes de tudo, estude sua marca 

O primeiro passo para uma divulgação assertiva é conhecer seu público-alvo. Para gerar identificação, vale entender suas necessidades e preferências, além da linguagem adequada a ser utilizada.  

Em outras palavras, saber quem é e onde está o seu cliente é o ponto chave para acertar em qualquer divulgação.   

Para se tornar atrativo, lembre-se de construir uma boa identidade visual e um posicionamento coerente de acordo com a imagem que sua empresa deseja passar.  

Defina metas alcançáveis  

Seja de forma física ou online, toda divulgação tem um objetivo, como ampliar a visibilidade da empresa, gerar vendas ou até mesmo reforçar sua credibilidade do mercado.  

De acordo com as análises realizadas previamente, você deve mensurar de forma realista o resultado a ser alcançado por meio das ações que serão colocadas em prática.  

10 dicas para divulgar sua empresa online e offline  

Se o seu negócio está em dia com os pontos mencionados anteriormente, chegou o momento de partir para a divulgação.  

  1. Promova eventos  

Os eventos são uma ótima maneira de atrair e fidelizar clientes. Se você estiver lançando um produto, por exemplo, uma boa estratégia é reunir seu público criando experiências sensoriais que combinem com o conceito da novidade.  

  1. Participe de eventos locais 

Para tornar uma empresa conhecida, é interessante participar de eventos voltados ao seu nicho. Portanto, fique atento a festas, feiras e outros tipos de encontros que ocorrem na sua região.  

Lembre-se de ir preparado para fazer a divulgação, com cartões de visita em mãos e sorriso no rosto para demonstrar uma postura solícita aos seus possíveis clientes. 

  1. Faça parcerias 

Fazer parcerias com empresas ou profissionais que atuam em áreas complementares pode ser uma boa escolha para ambas as partes. Dessa forma, é possível utilizar seu networking para atrair clientes.  

Vamos a um exemplo: se você for personal trainer, pode ser interessante criar uma parceria com um nutricionista. A ideia é que um seja responsável por indicar o serviço do outro.  

  1. Divulgue por meio de influenciadores 

Se você conhece influenciadores que se conectam com o perfil do seu público-alvo e se identificam com aquilo que a sua empresa oferece, contratá-los para realizar divulgações pode ser uma boa ideia. Nesse caso, as redes sociais são as maiores aliadas para trazer resultados.   

Vale ressaltar que nem sempre os maiores perfis são as melhores escolhas para a sua marca. Grandes influenciadores se destacam por trazer visibilidade, enquanto os pequenos costumam alcançar mais engajamento.  

  1. Invista na criação de um site  

Para iniciar sua presença no ambiente digital, criar um site é fundamental. Com o objetivo de transmitir credibilidade e profissionalismo, a página deve ter:  

  • Design atraente, com cores estratégicas; 

  • Fácil navegação; 

  • Recursos que proporcionem funcionalidade e tornem a jornada do usuário intuitiva; 

  • Informações precisas sobre os seus produtos ou serviços; 

  • Formas de contato com a marca, como telefone, e-mail, endereço e redes sociais. 

  1. Utilize estratégias de SEO 

Para que o seu site seja encontrado organicamente nas principais ferramentas de busca disponíveis na internet (como o Google e o Bing) é necessário aplicar técnicas de SEO. Confira quais são as principais: 

  • Otimização técnica: um site otimizado deve carregar rapidamente, estar livre de links quebrados e ser compatível com dispositivos móveis. 

  • Pesquisa de palavras-chave: você deve focar nas palavras-chave corretas para ser encontrado pelo seu público. Para isso, é interessante se atentar ao que as pessoas estão pesquisando, utilizando ferramentas como o Keyword Planner.  

  • Otimização de conteúdo: caso seu site tenha um blog, os conteúdos presentes nele devem contar com estratégias de SEO, como links internos e externos, definição de palavra-chave e meta descrição.  

Quanto mais essas técnicas forem prioridade para você, maior será o número de acessos na sua página. Isso significa uma vitrine para alcançar novas pessoas no ambiente online.  

  1. Crie conteúdos nas redes sociais  

As redes sociais são um canal muito importante para que o seu público acompanhe as novidades da sua marca. Ter um perfil no Instagram, TikTok e Facebook, por exemplo, permite que você divulgue seus produtos ou serviços de forma criativa, entrando nas tendências de forma estratégica, sem perder sua identidade.  

Publicar constantemente é essencial para que os seus seguidores criem a rotina de acompanhar seu conteúdo. Portanto, esteja sempre presente nas redes e estimule a interação em suas publicações.  

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  1. Faça tráfego pago 

Seja no Google ou nas redes sociais, a publicidade online é uma ótima maneira para ampliar seu alcance. Com o tráfego pago, você pode criar campanhas e anúncios personalizados, definindo características do público a ser alcançado e objetivos específicos para o investimento a ser realizado.  

Vale ressaltar que investir dinheiro nas principais plataformas não é garantia de bons resultados. Para que as pessoas se interessem pelo que você oferece, é necessário que o seu perfil ou site esteja como uma vitrine — atrativo, organizado e visualmente impactante.  

  1. Aposte na estratégia de e-mail marketing  

A estratégia de e-mail marketing permite o envio de ofertas personalizadas, atualizações sobre a sua empresa e conteúdo relevante. Para automação e envios em massa, ferramentas como o Mail Chimp podem ser úteis.  

Para conseguir contatos relevantes, você pode deixar um campo disponível no seu site para que as pessoas se cadastrem e recebam materiais exclusivos. Dessa forma, o e-mail funcionará como mais uma forma de interação relevante para clientes em potencial.  

  1.  Cadastre sua empresa no Google Meu Negócio 

Sem dúvida, o Google é um dos canais mais relevantes quando o assunto é divulgação.  

Na ferramenta Google Meu Negócio, você pode cadastrar gratuitamente todas as informações sobre a sua empresa para que os usuários te encontrem com facilidade nas buscas, como localização, horário de funcionamento, fotos e descrição sobre seus produtos ou serviços.  

O cadastro deve ser realizado no site Business do Google, também conhecido como Perfil de Empresa. Para começar, clique na opção “Gerenciar agora”, disponível na parte superior direita da tela.  

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