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É importante saber gerenciar bem uma franquia a fim de torná-la o mais lucrativa possível e atingir o sucesso. Além de administrar com eficiência as contas, um bom franqueado precisa aprimorar cada vez mais o processo de vendas e a gestão de pessoas.
O sistema de franchising pode, às vezes, reduzir o índice de riscos assumidos pelo empreendedor ao comprar uma franquia. No entanto, ter uma franquia não é uma garantia de sucesso.
Diante disso, reunimos 10 recomendações que podem ajudar no aperfeiçoamento de uma unidade, sugeridas pelo diretor da Associação Brasileira de Franchising, André Friedheim. Confira:
1. Entender a administração do fluxo de caixa
O franqueado é responsável por realizar toda a administração financeira do negócio. Uma das principais dificuldades que as pessoas têm é gerir o fluxo de caixa com eficiência: entender quais são as receitas, despesas, contas a pagar, prazos de pagamento, entre outros. Portanto, é importante capacitar-se em administração do fluxo de caixa através de treinamentos e estudos, por exemplo, para evitar erros no setor financeiro do negócio.
2. Não confundir despesas pessoais com despesas empresariais
Muitas vezes, as pessoas retiram dinheiro do caixa para fazer compras pessoais sem fazer os devidos registros. Ações como essa podem confundir as contas da pessoa física com a jurídica e causar problemas. É importante tomar cuidado com essas operações e ter um controle das retiradas.
3. Renegociar constantemente com os fornecedores
Para que a franquia atinja mais sucesso, é fundamental buscar constantemente a renegociação com os fornecedores ou colaboradores. Isso propicia uma margem financeira maior ao final do dia.
4. Participar dos treinamentos de reciclagem do franqueador
Bons franqueadores têm como padrão promover treinamentos aos franqueados. Participar dessas iniciativas pode fazer a diferença e ser uma solução na hora de capacitar a equipe e diminuir a rotatividade dos funcionários.
5. Ficar atento aos relatórios da consultoria de campo
É interessante o franqueado aplicar na prática as dicas do franqueador, que costuma visitar as unidades periodicamente e fazer relatórios com a situação de mercado. É importante saber trabalhar em grupo e receber a troca de experiência a fim de ter melhores resultados.
6. Liderar e motivar os funcionários
É essencial estar perto dos empregados para entender melhor seus problemas e desafios. Dessa forma, o controle dos recursos humanos torna-se mais eficiente. É função do franqueado liderar, motivar, treinar e gerir a área de recursos humanos, sobretudo quando o cenário econômico é desfavorável.
7. Implantar inovações
Inovar em um processo de franchising é possível, mas uma mudança inovadora não pode ser colocada em prática antes de o franqueador aprovar. Novas ideias ficam restritas à aprovação.
8. Aproveitar as práticas divulgadas pelo franqueador
O papel do franqueador é buscar melhores iniciativas praticadas pelos franqueados no dia a dia, analisá-las e repassá-las para o resto da rede. Pode ser interessante ficar atento para aproveitá-las em sua unidade.
9. Investir no marketing local
Além do fundo de propaganda, um franqueado bem-sucedido pode separar uma parte do faturamento para realizar ações de marketing local. Não é garantido contar apenas com o marketing institucional feito pela franqueadora. Cada mercado tem a sua especificidade, o seu público-alvo e a sua concorrência instalada. No final, isso pode fazer com que o ponto de venda fature mais.
10. Participar das ações promocionais instituídas pela rede
Às vezes, há uma resistência do franqueado em participar de ações promocionais promovidas pelo franqueador. Iniciativas como essas podem ser importantes e agregar valor ao desenvolvimento da franquia.