A transformação digital é um processo irreversível e necessário. A empresa que não for capaz de se adaptar ao novo cenário competitivo proporcionado pela tecnologia será engolida pela concorrência. E, nessa corrida, larga na frente quem tem mais maturidade digital.
A maturidade digital de uma empresa pode ser medida pela sua capacidade de adaptação e utilização efetiva das novas tecnologias na geração de valor e na estratégia do negócio.
Quer descobrir onde a sua empresa se encontra nesse cenário? Continue a leitura, vamos descrever de forma geral como é possível identificar o nível de maturidade digital de uma empresa. Confira!
Relação entre transformação digital e maturidade digital
Há alguns anos, o investimento em tecnologia era visto como uma melhoria quantitativa na produtividade de uma empresa. Com máquinas modernas e um sistema informatizado, era possível produzir um volume maior em menos tempo, e com custo reduzido.
Mas, com a chegada de novas tecnologias digitais, já podemos enxergar esse movimento como uma mudança qualitativa na empresa. Ou seja, não vai gerar apenas a melhoria de indicadores, mas do modelo de negócio e da estrutura organizacional como um todo.
O nome dado a essa nova revolução é transformação digital. Mas não se trata de uma questão binária. Entre uma empresa que não é digital e uma que já está mais avançada nesse processo, existe um espectro e um longo caminho a ser percorrido.
Quanto mais à frente a companhia está nessa jornada, mais madura digitalmente ela é. Pense, por exemplo, em uma empresa que já adota um sistema informatizado mas ainda não baseia sua geração de valor em um processo digital. Ela está mais avançada do que aquela que resiste ao uso de tecnologia e tenta fazer negócio como no passado. Entretanto, encontra-se em um ponto atrasado em relação a organizações de vanguarda como Airbnb, Uber e Netflix.
Quando uma empresa pode ser considerada digital?
Como já dissemos, a transformação digital não é binária. Uma empresa pode ser digital em alguns aspectos, mas ainda falhar em outros. Por isso, o mais comum é dar ao negócio um grau de maturidade digital.
Existem diversas formas de mensurar essa maturidade, mas um dos modelos mais comuns é o da consultoria IDC (International Data Corporation). O método considera que toda empresa pode ser posicionada em uma escala que vai de 1 a 5.
Nível 1
A empresa no nível 1 é aquela mais avessa à tecnologia, que ainda resiste à mudança e adota poucos ou nenhum processo digitalizado.
Nível 2
Já o nível 2 engloba a organização que já começa a experimentar as tecnologias digitais. Sua liderança percebeu a iminência da transformação digital e deu os primeiros passos para alterar qualitativamente a forma de trabalhar.
Nível 3
A instituição no nível 3 de maturidade digital é aquela que conta com muitos processos digitais, incluindo a total digitalização de documentos, e tem um grande alinhamento organizacional em relação às novas tecnologias. Entretanto, não baseia totalmente seu negócio no digital. Está no caminho certo e já até pode ser chamada de digital, mas ainda precisa amadurecer.
Nível 4
A empresa no nível 4 é aquela verdadeiramente digital, com um modelo de negócio disruptivo baseado por completo em uma nova tecnologia e em uma estratégia avançada nesse aspecto.
Nível 5
Por fim, a organização no nível 5 é a que lidera seu setor tanto no resultado quanto na inovação, como Google, Amazon e Uber.
Amadurecer digitalmente uma empresa envolve a estruturação de um bom e-commerce. Temos um podcast exclusivo sobre o assunto, com dicas para implementar e gerir uma plataforma de comércio eletrônico e os principais pontos de atenção durante a pandemia do coronavírus.
Cadastre-se gratuitamente, acesse e ouça os episódios!