A transição para cargos de liderança nem sempre é facilmente assimilada pelos profissionais. Quando não estão preparados, os novos gestores tendem a centralizar tarefas, dificultar o trabalho em equipe e levar mais preocupação para casa do que deveriam.
Pensando nisso, preparamos o post de hoje com dicas de gestão de pessoas. Nele, você aprende a otimizar processos internos da empresa, aumentar a produtividade da equipe e tornar-se um profissional reconhecido.
1. Adote um comportamento exemplar
Essa regrinha é praticamente a mesma dada aos pais de primeira viagem. Ser o exemplo é a melhor forma não só de educar como de inspirar sua equipe. Adote uma postura virtuosa, com valores e moral elevados e condizentes com os da instituição.
Ter disciplina, ser assíduo, comprometido com o trabalho e com a empresa, cultivar relacionamentos harmoniosos e ter firmeza nas decisões também são fundamentais pra novos líderes. Esses comportamentos trazem credibilidade e legitimidade ao seu trabalho perante os outros colaboradores e demais gestores.
2. Dialogue com a equipe
Nenhum bom trabalho é feito sozinho e nenhuma relação saudável é unilateral. Estabeleça um relacionamento horizontal e seja acessível às pessoas da sua equipe.
Isso inclui se comunicar com clareza e objetividade e, ao mesmo tempo, estar aberto para ouvir feedbacks e demais opiniões do seu time. O sentimento de equipe e de responsabilidade individual se desenvolvem em espaços mais justos e plurais.
3. Tenha foco e metas bem definidas
Uma gestão eficiente é baseada em organização e estruturação contínuas. Estabeleça seu foco enquanto gestor e seus objetivos para o crescimento da empresa e aperfeiçoamento da equipe.
Além de focos mais genéricos, ter metas a curto e médio prazo facilitam o dia a dia do negócio, dando mais ritmo ao trabalho. Lembre-se de comunicar e deixar claras essas metas para seu time.
4. Mantenha a calma e a razão
Como gestor, você vai enfrentar momentos de alta pressão e estresse que envolvem a tomada de decisões importantes e possíveis contratempos, comuns no cotidiano da empresa. As situações podem ser adversas, mas sua reação diante delas é fundamental.
Manter a calma e a cabeça no lugar precisam ser seus novos mantras. Isso não significa ser frio e calculista, apenas não se deixe levar pelo calor das discussões nem pela pressão por resultados. Encontre o seu equilíbrio!
5. Aceite suas vulnerabilidades
Todo mundo erra e isso você já sabe. Desse modo, acolha e aceite quando os próprios equívocos, buscando sempre aprender com os percalços. No início do novo cargo é comum não saber lidar com tudo e perceber que há habilidades que você ainda não domina completamente. Sem desespero, reconheça suas vulnerabilidades e olhe para elas como pontos a serem melhorados.
Esperamos que o post de hoje possa ter ajudado na sua formação enquanto um líder eficiente e reconhecido. Seguindo essas dicas de gestão de pessoas você pode desenvolver um ambiente de trabalho mais saudável, produtivo e lucrativo. Assim, você, sua equipe e a empresa saem ganhando.