Foto: Envato Elements
Ter uma cultura de igualdade na empresa é o que estimula a criação de um ambiente de trabalho inovador. É o que mostra uma pesquisa realizada pela Accenture com mais de 18 mil profissionais de 27 países. Segundo o levantamento, a mentalidade de inovação é seis vezes maior nas culturas mais iguais do que nas menos iguais.
O ganho econômico obtido com a inovação é significativo. A Accenture calcula que o Produto Interno Bruto (PIB) global aumentaria em até US$ 8 trilhões até 2028 se a mentalidade de inovação em todos os países fosse aumentada em 10%.
“Nesta era de ruptura generalizada, empresas e organizações precisam responder com inovação contínua para ter sucesso”, afirma Julie Sweet, CEO da Accenture para América do Norte. 'Nossa pesquisa deixa claro que aproveitar o poder da cultura do local de trabalho é essencial para desencadear a inovação em toda a empresa.'
A grande maioria dos executivos consultados pela Accenture concorda que a inovação contínua é fundamental: 95% a enxergam como vital para sua competitividade e viabilização de negócios. Uma cultura de igualdade, portanto, tem um papel chave quando o objetivo é impulsionar uma mentalidade de inovação – mais do que outros fatores que diferenciam as organizações, como setor, país ou dados demográficos da força de trabalho.
'Não importa quem ou onde eles estão. Se as pessoas sentem um sentimento de pertencimento e são valorizadas por seus empregadores por suas contribuições, perspectivas e circunstâncias únicas, elas têm o poder de inovar mais', destaca o estudo.
Leia também: Ambiente de trabalho e horários flexíveis são fator de escolha para 83% dos profissionais