Busca
Agronegócio Prospera

Vai largar emprego para abrir seu próprio negócio? O que você precisa saber antes

A imagem mostra uma mulher jovem negra sorridente na frente de um fundo amarelo.

Começar um negócio próprio e se tornar seu próprio chefe é o sonho de muitos brasileiros. Mas, fazer isso, muitas vezes, também significa pedir demissão de um emprego para se dedicar totalmente ao novo empreendimento. 

Se você é uma das pessoas que quer largar o emprego para abrir e investir em seu próprio negócio, não vamos mentir: não é um processo fácil e com garantia de sucesso. Mas, com bastante planejamento, é possível dar esse passo da maneira certa. 

Por isso, nós do Prospera separamos algumas dicas para você deixar seu emprego e começar seu negócio se planejando e de maneira certeira! 

Leia agora! 

5 dicas para largar o emprego e abrir seu próprio negócio

Nós do Prospera Santander separamos 5 dicas para você começar seu próprio negócio e deixar seu emprego. Antes de começarmos, queremos te dizer que nossa dica principal é: planeje-se. Você vai entender por quê. 

  1. Antes de tudo, planeje-se

Planejamento é a chave para qualquer negócio e isso não é diferente na hora de abrir um – ou deixar seu emprego para começar a empreender. Por isso, o primeiro passo não é simplesmente deixar seu trabalho e se jogar de cabeça em seu novo negócio. 

Antes de tudo, é preciso planejar: o que você fará? Como? Quais são as habilidades necessárias? E os materiais? Quem serão seus clientes? Como você vai atraí-los? Como você vai divulgar? Se você não vender o suficiente, como vai se sustentar? Quais são os próximos passos do negócio? 

Essas são apenas algumas das perguntas que devem ser feitas quando se fala em começar um negócio. Respondendo elas, é possível se planejar tanto para o sucesso dele, quanto para os tempos de vendas mais difíceis ou até mesmo para prejuízos financeiros. 

Um bom planejamento pode salvar negócios que estão começando e manter aqueles que já estão no mercado há algum tempo, portanto, aprenda a se planejar e sempre faça isso antes de dar um novo passo em sua vida como pessoa empreendedora. 

  1. Estude e aprenda 

Tão importante quanto se planejar é estudar e se capacitar. Empreendendo, você vai precisar cumprir diversas funções que geralmente são feitas por diversos departamentos e equipes na maioria das empresas, como cuidar da contabilidade, do estoque, do atendimento ao cliente e da divulgação. 

Por isso, é fundamental estudar para aprender mais sobre essas funções e descobrir como inclui-las em seu dia a dia. Fazer cursos gratuitos – como os oferecidos pelo Programa Avançar, do Santander – até ler e-books e blogs especializados nos assuntos – como esse que você está lendo – são algumas das atitudes que podem te ajudar nesse processo.  

Também não hesite em perguntar e pedir ajuda: o processo de aprendizado é muito melhor quando compartilhado com outras pessoas. 

Microcrédito Prospera Santander

  1. Crie uma reserva financeira 

Se você quer sair do seu emprego para investir em seu negócio, você precisa, antes de tudo, montar uma reserva de dinheiro que possa cobrir suas despesas nesse processo e até que você comece a lucrar com seu negócio. 

Dessa forma, você terá como investir no seu negócio sem se preocupar com a falta de retorno ou com o tempo que irá demorar para dar lucros – algo que, inevitavelmente, acontece em todo início de um empreendimento. 

Em nosso blog, você pode descobrir como criar uma reserva financeira e uma reserva de emergência

  1. Comece devagar 

Não pense que você vai conseguir começar seu negócio já com uma grande clientela e batendo recordes de vendas: você vai precisar de tempo e muito trabalho para atingir esses resultados. 

Por isso, não se preocupe em começar devagar. Conquistar seu primeiro cliente vai tomar tempo e esforço, fidelizá-lo para que ele volte a fazer negócio com você e te indique para conhecidos também.  

Também vai demorar para conseguir o retorno do investimento que você fez na empresa ou para ter seus primeiros lucros com ela. 

Ou seja, não se preocupe em começar devagar, afinal, essa é a melhor maneira de começar um negócio. 

  1. Mantenha seu emprego e seu negócio por um tempo 

Sabemos que você quer largar seu emprego para investir seu tempo e dinheiro totalmente no seu negócio, mas nossa última dica é tentar manter os dois por um tempo antes de deixar definitivamente seu emprego. 

Isso porque o trabalho de carteira assinada é uma garantia de que você terá dinheiro para se sustentar enquanto seu negócio não tem lucros. Dessa forma, você não passará por dificuldades financeiras e nem fará sua família passar por elas. 

Em nosso blog, você encontra um artigo com dicas que vão te ensinar a equilibrar seu emprego e seu negócio! Continue lendo! 

Post ID: | Current Page ID: 5117

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.