Foto: Envato Elements
Você é proprietário de uma pequena farmácia ou pretende atuar nesse mercado? As perspectivas são positivas para o segmento. Estimativas da Abrafarma (Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias) apontam que, com quase 90 mil farmácias no País, o Brasil deve voltar a viver um novo ciclo de crescimento do setor nos próximos dois anos. Um dos principais motivos é o aumento de demanda: a pandemia de Covid-19 fez as pessoas voltarem suas preocupações para questões de saúde e bem-estar.
Confira as principais estratégias para aproveitar o aumento da demanda e ampliar suas vendas:
Realizar ações para aumentar a adesão a tratamentos medicamentosos
Aumentar a adesão a tratamentos contínuos, além de contribuir para a melhora da saúde de pacientes crônicos, é uma maneira de garantir o faturamento da farmácia. Para promover esta adesão, o ideal é gerenciar a medicação do paciente, conectando a dispensação agendada de medicamentos com o acompanhamento dos resultados da farmacoterapia. A melhor forma para isso é apostar em sistemas automatizados, para um controle mais preciso, ágil e em escala.
Adotar o serviço de vacinação
Apesar de a vacinação em farmácias ser regulada pela Anvisa desde 2017, as várias exigências a serem cumpridas inibiram a oferta em massa até o momento. No entanto, a tendência é que experiência acumulada das vigilâncias sanitárias aumente a eficiência na liberação desse serviço. Vale a pena se adequar e ser uma opção para seu cliente.
Oferecer serviços de saúde
Transforme sua farmácia em um local onde seu cliente pode fazer avaliações rápidas de saúde, como medição da pressão arterial, controle do diabetes ou aplicação de testes rápidos.
Ampliar o mix de não medicamentos
O grupo formado por produtos de higiene, beleza e nutrição tem sido responsável pelo aumento de faturamento nas farmácias, além de gerar fidelização, já que a compra destes itens é recorrente. Considere aumentar as opções, negociar com fornecedores para ter preços competitivos e oferecer apoio para orientar a compra pelo cliente.
Aceitar prescrição eletrônica
A prescrição de medicamentos em papel, escrita à mão, tende a acabar. Prepare sua farmácia para aceitar a prescrição eletrônica, pois cada vez mais será esta forma do seu cliente solicitar os medicamentos que precisa.
Aumentar as opções de medicamentos genéricos
De acordo com o ProGenericos (Associação Brasileira de Genéricos), os genéricos representam atualmente cerca de 35% das vendas do varejo farmacêutico brasileiro e ainda há espaço para crescimento.
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