No mundo dos negócios, poucas coisas são tão importantes como a forma com a qual você se apresenta para os demais empreendedores: se os seus clientes e parceiros tiverem uma impressão positiva a seu respeito, confiaram mais em você e, consequentemente, contribuirão mais com o desenvolvimento de seus projetos e investimentos.
O mercado é competitivo e destacar-se da concorrência não é tarefa fácil, mas, seguindo as dicas abaixo, é possível fazer com que seu nome seja reconhecido por todos – e de maneira positiva.
Confira como promover sua marca pessoal:
ENTENDA O QUE É MARCA PESSOAL
Antes de tudo, é preciso entender o conceito. Marca pessoal é o resumo de tudo o que um empreendedor já realizou em sua vida profissional: habilidades, conhecimento, qualificações, projetos, personalidade, investimentos, ideias etc. Ela está relacionada à reputação – ou seja, como os outros o enxergam.
SE AUTOANALISE
Para promover a marca pessoal é necessário se autoconhecer. O empreendedor deve identificar seus pontos fortes e fracos para descobrir seus diferenciais no mercado – e utilizá-los para se destacar: foque no que o faz único e descobrir como se apresentar assim. A autoanálise também auxilia na criação da autoconfiança, fundamental para um posicionamento assertivo da marca.
TENHA UM OBJETIVO
Para criar estratégias, o empreendedor precisa definir onde quer chegar, ou seja, seu objetivo, e como gostaria de ser lembrado a longo prazo: a partir da definição, é possível criar um plano de atuação no mercado, com metas a serem cumpridas.
SAIBA QUE OS DETALHES IMPORTAM
Um empreendedor que deseja ser bem visto deve reconhecer a importância dos detalhes. As comunicações de seu negócio não podem ter erros gramaticais, por exemplo: é preciso garantir que a marca não seja prejudicada perante clientes e parceiros.
FAÇA CONEXÕES
Um empreendedor deve sempre investir em novas conexões. Ter uma boa rede de contatos é fundamental para promover a marca pessoal. De eventos até colegas próximos: é preciso estar sempre aberto para novas conversas e ideias.
RELACIONE-SE COM SEUS CLIENTES
É preciso focar em novas conexões, sem se esquecer dos clientes e parceiros antigos. Para manter uma boa marca pessoal, o empreendedor deve manter-se sempre em contato com pessoas fundamentais para o andamento do seu negócio.