Busca
Agronegócio Empreendedorismo

Como engajar a sua equipe e mantê-la interessada no trabalho

Foto: Shutterstock

Em tempos em que permanecer na mesma empresa por muitos anos já não é mais o foco de muitas pessoas - em especial os mais jovens - uma das questões que mais preocupa os líderes é como fazer com que seus funcionários se sintam engajados pelo trabalho.

Existem muitos debates sobre métodos para fazer com que os profissionais se sintam importantes para empresa, mas antes disso é preciso analisar as causas da falta de motivação, afinal, de nada adianta aplicar medidas sem ter certeza que ela realmente está atingindo a base da questão. Esteja sempre atendo à sua equipe e veja como os passos a seguir podem ajudar a transformar essa situação:

COMECE COM VOCÊ!
Parece um tanto óbvio, mas antes de questionar o engajamento ou a falta dele em relação aos funcionários, pergunte se você mesmo se sente engajado. É preciso estar conectado com as pessoas com quem você trabalha. Se as metas são obtidas em equipe, logo, a celebração também deve ser feita da mesma forma. Que tal programar um happy hour ou um jantar no fim daquela semana em que todo mundo teve que fazer hora extra? Além de ser uma maneira de estar em contato, essa é uma forma de ver como eles são socialmente. Todo mundo gosta de trabalhar com pessoas motivadoras e motivadas. Conhecer suas histórias e se aproximar pessoalmente faz com que sua equipe se engaje profissionalmente.

QUEM NÃO AJUDA...
Atrapalha. É difícil, mas é verdade. Faça uma análise e busque mudar atitudes negativas. Talento é fundamental e ajuda, porém, ter talentos com posturas ruins prejudica a equipe. É como diz o ditado, às vezes, menos é mais. Durante os momentos em que você estiver socialmente junto a seus funcionários, busque entender quais são as reclamações que eles possuem e também irá descobrir quem reclama só por reclamar. Isso é fundamental para melhorar e também para cumprir a difícil tarefa de retirar aqueles que não colaboram com a equipe e apenas criticam sem fundamento.

ESTABELEÇA METAS!
O ambiente profissional está repleto delas, mas, em geral, são metas de longo prazo. Pense em objetivos alcançáveis a curto prazo. Podem ser mensais ou trimestrais, o importante é que possam ser atingidos rapidamente. E não basta alcançar! Metas precisam ser debatidas e também comemoradas. Você pode criar um sistema no qual, a cada meta cumprida, o funcionário é colocado em evidência e saudado por isso. Seres humanos gostam de se superar, as pessoas se sentirão motivadas e trabalharão firme ao perceberem que a equipe está empenhada.

COM EMPENHO E SEM MEDO
Não basta ter em mente o tipo de profissional que você quer, é preciso ter total ciência do tipo de empresa também. Use isso como princípio para as suas decisões e não deixe se levar pela insegurança. Não dá para exigir da equipe quando você passa boa parte do tempo temendo que as pessoas se demitam. É preciso transmitir segurança! Nós costumamos nos empenhar mais quando esperamos resultados, quando eles não vêm, a tendência é que deixemos de colocar tanto esforço. Não deixe isso acontecer. Faça sua equipe querer mais e mostre que, se conseguirem, será recompensador. Agora, se nenhum resultado está sendo obtido, é preciso rever seus funcionários e as estratégias adotadas.

A COMUNICAÇÃO É A BASE DE TUDO
Ninguém gosta de sentir que é apenas um número no local onde trabalha. Saber que você é reconhecido como indivíduo faz muita diferença na hora de se engajar. E, nisso, está a comunicação. A equipe tende a apreciar um líder que se comunica, divide e também se doa junto com o time, além de conversar sobre atitudes que não foram boas ou que deram errado. Comunique-se, assuma-se como líder e resolva a situação!

Quer acessar outros conteúdos para ajudar a desenvolver os seus negócios? O Programa Avançar oferece webséries e podcasts exclusivos para fomentar o empreendedorismo no país. Cadastre-se gratuitamente e confira!

Post ID: | Current Page ID: 5521

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.