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O networking é um elemento crucial para o sucesso no ramo dos negócios. Os empresários devem participar de eventos ligados a suas respectivas áreas de atuação a fim de encontrarem pessoas com a mesma filosofia de trabalho e realizar importantes conexões nos negócios. Além da relevância no presente, a rede de networking pode ser a melhor forma de conseguir funcionários para sua empresa. A seguir, conheça 10 estratégias para construir uma boa lista de relacionamentos:
1 - Realize uma pesquisa prévia
Se você espera encontrar algumas pessoas específicas ou a imprensa no evento, pesquise um pouco sobre as atribuições do indivíduo, como o local onde trabalha e a função, para que você encontre alguma conexão com ele. O LinkedIn é uma boa forma para a realização de buscas desse tipo.
2 - Faça muitas perguntas
Ao invés de falar o tempo inteiro sobre você, faça perguntas para conhecer mais sobre seu interlocutor. Além disso, escute as respostas com atenção, demonstrando interesse no conteúdo proferido.
3 - Apresente-se
Os eventos de networking têm como premissa que as pessoas se conheçam. Isso só é possível se umas se apresentarem às outras. Mesmo que você seja tímido, tente vencer essa barreira e converse com pelo menos cinco pessoas novas.
4 - Não interrompa uma conversa para falar com alguém mais “importante”
Durante uma conversa, é nítido que quando uma pessoa a termina repentinamente, significa que o assunto estava desinteressante e que ela quer ter outros contatos. Essa atitude é um completo erro no universo do networking.
5 - Faça anotações
Após o término do evento, anote informações que você conseguiu e que podem ser úteis. Entretanto, nunca o faça durante o encontro.
6 - Sempre cumprimente as pessoas com um aperto de mão
Segundo estudos do Instituto Beckham, os apertos de mão podem aumentar a interação entre as pessoas. Muitas das relações sociais podem dar errado e o simples gesto do aperto de mão pode diminuir o impacto de mal-entendidos.
7 - Foque na qualidade, não na quantidade
Para os empresários, é mais proveitoso ter conversas mais extensas e aprofundadas com poucas pessoas do que várias curtas e sem importância. Assim, a probabilidade de criar um vínculo maior com o interlocutor, possível candidato a sua rede de networking.
8 - Sorria
O sorriso faz com que você pareça uma pessoa mais acessível ao contato. Ele expressa felicidade, abertura para conversar e certa confiança.
9 - Leve cartões pessoais e outras informações
Os cartões são essenciais para que as pessoas consigam entrar em contato com você posteriormente. Além disso, dependendo do tipo do evento, leve outros materiais para complementar suas informações profissionais.
10 - Mantenha uma postura aberta
Braços e pernas descruzados somados à cabeça ereta simbolizam que você está aberto para conversar com novas pessoas. Em contrapartida, olhar para o chão ou cruzar os braços pode mostrar timidez, uma postura não amigável e, dependendo do nível, hostilidade.
Por meio do Programa Avançar, o Santander Negócios & Empresas promove encontros de networking
No Workshop de Ideias, evento promovido em diversas cidades, empresários de pequenas e médias empresas locais têm a oportunidade de encontrar outros empreendedores para trocar experiências, encontrar soluções conjuntas e discutir temas de relevância do universo PME. Lucken Domingues, por exemplo, é diretor de Suprimentos da INAT (Indústria Nacional de Tintas) e participou do Workshop de Ideias no dia 22 de novembro, em Sorocaba. O empresário ficou muito realizado com os resultados de networking obtidos no encontro. “Não imaginava que o formato do evento fosse tão rico. Fui imaginando assistir palestras institucionais do Santander, mas sai de lá com contatos que ajudarão meu negócio”, conta o empresário, que pretende começar a utilizar energia renovável em sua empresa após conversar com empresas do ramo no Workshop, no qual também descobriu possíveis clientes para o seu mercado.