Precisando movimentar os negócios e prospectar mais clientes com rapidez? Existem alguns métodos simples que não exigem grandes investimentos ou planejamento, e que podem ser usados como ferramentas eficazes na busca por melhores resultados em vendas e negociações.
Se você está buscando ações para alavancar o seu negócio, o portal Santander Negócios & Empresas indica três formas rápidas e eficazes de atrair atenção, consumidores e aumentar as vendas:
1 - Faça uma liquidação relâmpago
Se você precisa de uma solução rápida para atrair clientes e abastecer o caixa, aposte em um desses tipos de liquidação relâmpago:
1.1 A ideia é simples e eficaz: faça um dia de promoção e anuncie bons descontos aos consumidores. Para promover sua liquidação, continue seguindo a linha da simplicidade. Cole cartazes, divulgue com panfletos, compre balões. O importante é chamar atenção e atrair potenciais compradores.
1.2 Não importa qual seu nicho de atuação, seja varejo, serviços ou qualquer outra área, oferecer um produto ou atendimento de forma gratuita é sempre um ótimo chamariz. “Ganhe um item grátis na compra de três outros itens” ou “receba mais meia hora gratuita de consulta ao adquirir um pacote de uma hora e meia”. A ação também é fácil de ser colocada em prática e garante resultados rápidos.
1.3 Distribua folhetos promocionais ou envie e-mails anunciando sua liquidação e informando que os clientes que fizerem pedidos online ou por telefone, em até 24 horas, terão o dobro de desconto nos produtos selecionados.
Além de trazer dinheiro rápido para o caixa, uma liquidação relâmpago chama a atenção imediata dos consumidores e cria uma imagem positiva em relação ao seu negócio. Aposte!
2 - Ofereça brindes
Não há um consumidor que não goste de receber presentes e itens gratuitos. Por isso, olhe ao redor e veja se não há nada que você já tenha e que possa ser distribuído como brinde. Canetas personalizadas, agendas, blocos de notas, amostras grátis do seu produto podem ser interessantes.
Para os que trabalham com serviço, há a opção de distribuir vouchers para atendimento gratuito. Nessa hora, vale apostar na criatividade, focando em ações que cativem e chamem a atenção do cliente, sempre mirando em resultados futuros.
Quando você oferece algo de forma gratuita está ativando no subconsciente do consumidor a 'lei da reciprocidade' . Ela se baseia na ideia de que se alguém lhe oferece alguma coisa é preciso retribuir esse favor na próxima oportunidade.
3 - Conquiste a atenção do cliente
Apostar em ações que chamem atenção para o seu negócio é uma maneira assertiva de atrair novos consumidores. Além de todas as estratégias citadas anteriormente, é preciso apostar na atenção da mídia. Nesse caso, não estamos falando de anúncios, mas de mídia espontânea.
Para conquistar esse tipo de atenção, haja como se o seu negócio não fosse o foco intencional. Um exemplo de ação nesse sentido é fazer algo pela comunidade, como doações a entidades e ONGs, patrocínio de equipes esportivas de escolas do bairro, patrocínio para reforma de praças e playgrounds públicos, mutirões de limpeza das calçadas, entre outras. De forma discreta, proativa e solidária você consegue consolidar a imagem da empresa e, indiretamente, atrair mais compradores.