Toda empresa precisa ter uma equipe de comunicação interna.
A área é responsável por ajudar com que os funcionários compreendam e internalizem os valores e propósitos da organização, além de compartilhar informações essenciais sobre a evolução da companhia e promover iniciativas que estimulam o bem-estar dentro do ambiente de trabalho. É também fundamental para manter os colaboradores conectados com o desempenho da empresa e assegurar a transparência em todos os departamentos.
No entanto, nem todas as companhias investem corretamente na construção da área, deixando de realizar diversas iniciativas essenciais para o crescimento da corporação: como a empresa irá alcançar o sucesso se seus departamentos não trabalham em conjunto e, muito menos, possuem objetivos uniformes?
A maioria dos problemas internos de desempenho podem ser resolvidos com uma comunicação interna proativa e eficaz: especialmente a motivação dos colaboradores em relação às funções e demandas diárias. A área também tem como responsabilidade engajar os funcionários dentro de uma organização – com pequenas ações que podem fazer toda diferença no dia a dia do empregado.
Com uma comunicação clara, os colaboradores sentem que a empresa se preocupa e valoriza sua contribuição, fazendo com que os funcionários se tornem fiéis defensores da marca – e os melhores porta-vozes do negócio para o mercado. Alinhamento e motivação das equipes também significam maior competitividade da organização em relação à concorrência, afinal, as áreas estão mais engajadas em alcançar os melhores resultados.
Para estarem alinhadas, no entanto, as equipes precisam se conhecer e interagir. E, novamente, a comunicação interna é quem faz a ponte entre todos os membros dos departamentos – especialmente apresentando os novos colaboradores ou reconhecendo entregas e feitos de determinada equipe – facilitando a interação, melhorando o clima organizacional e estimulando relações interpessoais.
CANAIS DE COMUNICAÇÃO INTERNA
A comunicação interna de uma empresa pode utilizar diversos meios dentro da organização para compartilhar informação: um jornal semanal, uma revista mensal, mensagens diárias em murais e TVs corporativas e e-mails marketing.
Além disso, pode realizar campanhas em datas festivas, comemorar o aniversário dos colaboradores e, ainda, criar iniciativas que estimulem a qualidade de vida dos funcionários, como home office, horário flexível, day off no dia do aniversário e projetos internos voltados para saúde, segurança e bem-estar.
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