Quando se fala de sucesso em vendas, é possível que o ticket médio seja uma métrica na qual todo empreendedor deve prestar atenção.
Neste artigo, você vai encontrar a definição para ticket médio, como se calcula e quais estratégias você deve adotar se quiser aumentá-lo.
O que é ticket médio?
O ticket médio é uma métrica do comércio usada para medir o valor médio de vendas por cliente durante um período. É considerado um indicador importante para entender o desempenho de um negócio e traçar seu crescimento.
Costuma ser relatado por empresas dos segmentos do varejo, revendedores e fornecedores de cartões de crédito, muitas vezes para avaliar e projetar os lucros de períodos de altas vendagens, como o Natal ou a Black Friday.
Como calcular o ticket médio?
Para descobrir o ticket médio, basta fazer um cálculo simples. Primeiro, escolha um momento do tempo passado: pode ser um mês, uma semana, ou uma época de celebração como o Dia das Mães. Depois identifique quantas vendas foram feitas neste período e o faturamento de todas elas. Agora, divida o faturamento pelo número de vendas e você chegará ao ticket médio daquele período.
Para ficar mais simples:
FATURAMENTO ÷ VENDAS = TICKET MÉDIO
Por que o ticket médio é uma métrica importante?
O ticket médio acaba ajudando as empresas a analisarem as tendências de vendas de determinados períodos. Ele precisa ser avaliado dentro de um contexto e nunca comparado aos negócios de segmentos diferentes. Uma papelaria dificilmente terá um ticket médio igual ao de uma loja de eletrônicos, por exemplo.
A partir do ticket médio, informações valiosas sobre o comportamento do cliente e sazonalidades se fazem claras, fornecendo a oportunidade de elaboração de planos de ação a fim de melhorar os resultados das vendas.
Como aumentar o seu ticket médio?
Há uma série de estratégias que podem ajudar a aumentar o ticket médio. Entre elas:
- Pesquise referências com a concorrência
- Direcione sua estratégia de marketing para um público qualificado
- Ofereça descontos em próximas compras
- Tenha mais variedade em produtos
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