Foto: Shutterstock
Uma preocupação comum entre os empreendedores é reduzir ao máximo possível as despesas, sobretudo em momentos de instabilidade econômica. Para isso, é importante saber como administrar as finanças da empresa de forma eficiente a fim de aprimorar o sistema de gestão de custos.
O empresário não tem salário fixo e trabalha, na maioria das vezes, em cima de um pró-labore, sem benefícios como 13º salário e férias. Portanto, para o educador financeiro Reinaldo Domingos, é fundamental analisar profundamente dois cenários:
Como está o empreendimento
'O empreendedor precisa fazer uma reflexão e uma análise critica sobre os negócios para saber o deve ser alterado ou não'.
O líder precisa pensar sobre as seguintes questões:
1. O que está sendo feito para os negócios com relação às despesas, receita, metas e os objetivos da empresa?
2. Qual é o diagnóstico dos impactos da crise nos negócios?
3. Há um bom capital de giro e uma reserva na empresa?
4. Como está o fluxo de caixa e a relação com os fornecedores críticos?
5. O que foi feito para complementar o aumento de custo em todas as áreas?
Além disso, segundo Domingos, o empreendedor pode repensar sobre a produção de produtos ou serviços que não são rentáveis. 'Fazer uma faxina financeira na vida do negócio e estabelecer as metas'.
Como estão os projetos de vida da família do empreendedor
Olhando para o cenário da pessoa física, a orientação é avaliar como está a saúde financeira da família, refletindo sobre:
1. O custo de vida pessoal e familiar é muito alto?
2. Há reservas financeiras?
3. Como está sendo construída uma futura sustentabilidade financeira pessoal?
De acordo com Domingos, o empreendedor precisa estar preparado para uma possível redução no padrão de vida da família. 'Ele pode organizar uma reunião familiar para explicar a situação econômica e tomar decisões para ter um projeto de vida com planos e metas'.