Um estudo realizado pela WGSN, empresa especializada em tendências de consumo, dá dicas sobre o perfil e comportamento do consumidor em 2024. A pesquisa Future Consumer 2024 tem caráter internacional e reflete, como não poderia deixar de ser, os efeitos da pandemia, que acelerou a digitalização, mudou o mundo do trabalho e levou as pessoas a refletirem sobre suas relações pessoais.
Confira os quatro perfis de consumidor destacados pela pesquisa e o que fazer para atraí-los para seu e-commerce:
PERFIL 1) CONTROLADORES
Depois de passar anos de incertezas e profundas mudanças estruturais, tecnológicas e até de fronteiras mundiais, a geração X (pessoas nascidas entre 1965 e 1981) procura consistência e previsibilidade. Para os Controladores, a incerteza é mais estressante do que saber que algo ruim irá realmente acontecer, por isso, buscam ter controle sobre as coisas. Estando na faixa entre 41 e 57 anos, chefiam famílias e ocupam cargos executivos e procuram maneiras para manter o controle de suas vidas e de suas decisões. Além disso, querem reduzir o tempo que passam conectados a seus smartphones nos momentos que passam com filhos, cônjuges, familiares e amigos.
Como atrair esse tipo de consumidor:
Oferecendo soluções práticas para seu dia a dia, como serviços de compras recorrentes ou por assinatura; desenvolvendo um serviço de reposição automática de itens conforme o hábito de compra. Disponibilizando novos canais de venda (os anúncios nas plataformas de streaming como Netflix estão chegando para isso), para ser possível tomar decisões de compra ágeis, sem necessidade de perder tempo fazendo buscas exaustivas na internet. Nesse sentido, é interessante reforçar as informações dos produtos de seu e-commerce, com apresentações completas e detalhadas, para o consumidor ter certeza do que está adquirindo.
PERFIL 2) CONECTORES
Os consumidores desse perfil são os Millennials (nascidos entre 1981 e 1994, também chamada de Geração Y) e os representantes da Geração Z (nascidos entre 1995 e 2010). Os Conectores são de um grupo de pessoas que enfrenta uma crise econômica mundial prolongada, redução de serviços sociais, inflação crescente e diminuição de salários. Aqueles que seguem para o mercado de trabalho tradicional buscam um maior equilíbrio entre vida pessoal e jornada laboral, quebrando a ideia de que “quanto mais ocupado, mais bem-sucedido ou importante” e trocando de local de emprego em velocidades jamais vista anteriormente. Boa parte se lançou no empreendedorismo ou na criação de startups. É uma geração que tem menos filhos do que as anteriores e é mais aberta ao compartilhamento de bens ao invés da aquisição (um exemplo é a redução do interesse pela compra de automóveis e o deslocamento por aplicativos de carros, como o Uber). É um público que se interessa por compras compartilhadas, especialmente por não poder arcar com os custos totais para aquisição. A casa na praia ou o sítio, por exemplo, já estão sendo substituídos pelo aluguel temporário (como o serviço oferecido pelo Airbnb) ou pela compra em grupo (e o revezamento para utilização); e os espaços compartilhados para trabalho (coworking) vieram para ficar. Também é um perfil preocupado com aspectos de sustentabilidade daquilo que consomem.
Como atrair esse tipo de consumidor:
Alguns marketplaces já começam a testar o aluguel de itens de maior valor agregado e uso em momentos mais específicos, é importante ficar atento a essa tendência. Os aspectos de sustentabilidade dos produtos serão cada vez mais um fator de decisão de compra, por isso, vale destacar essas informações na apresentação do mix para o consumidor.
PERFIL 3) CRIADORES DE MEMÓRIA
A pandemia fez as pessoas repensarem seus relacionamentos. Houve aumento no número de divórcios e muita gente repensou as amizades, relações com familiares e colegas de trabalho, procurando passar mais tempo com quem realmente importa. O conceito de família está sendo reescrito e cresce cada vez mais, a construção de redes de cuidado, amor e apoio. Em 2024, família será entendida como aquela criada verdadeiramente pelos laços estabelecidos e não aquela em que se nasceu. O consumidor desse perfil, os Criadores de Memória, também está repensando os valores do trabalho, especialmente diante da exaustão mental trazida pelo excesso de mails, mensagens instantâneas e videochamadas.
Como atrair esse tipo de consumidor:
Esse consumidor quer aproveitar melhor o tempo que vive, seja consigo mesmo, seja com os entes queridos. Por isso, opções para o autocuidado ganham espaço. Assim, surgem como oportunidades a oferta de sugestões para o desenvolvimento de novos hobbies; linhas de produtos de beleza, relaxamento e bem-estar; além de itens direcionados para “envelhecer bem”.
PERFIL 4) NOVO SENSORIALISTA
Trata-se de um consumidor híbrido por excelência, que deseja o melhor do mundo digital e do físico. O Novo Sensorialista pagará por jantares em restaurantes com criptomoeda; desbloquearão recompensas em jogos virtuais para adquirir produtos na vida real; vão investir em obras de arte NFT (arte digital) para serem exibidas em suas casas; entre outros inúmeros exemplos. É esse o perfil que irá, rapidamente, passar a experimentar o conceito de metaverso (rede de mundos virtuais que visam replicar a realidade).
Como atrair esse tipo de consumidor:
A oferta de experiências híbridas, relacionando as compras online com descontos ou benefícios que possam ser usufruídos presencialmente, surge como forte tendência. O ideal é pensar em parcerias que possam proporcionar esse tipo de ação. É preciso, também, prestar atenção ao avanço do metaverso, buscando identificar como ele irá impactar os negócios.
Ficar atento a novas demandas e antecipar-se a tendências é uma maneira de fazer seu pequeno negócio ter tempo para se adaptar às mudanças que impactarão a forma como as pessoas consomem seus produtos e serviços. Veja qual perfil dos revelados pela pesquisa traz mais oportunidades para o seu segmento e desenhe planos de ação para capturar todas elas.