5 dicas de organização do ambiente de trabalho para ficar de olho

Mantenha o ambiente de trabalho organizado para aumentar a produtividade da sua empresa

Publicado em 11/04/2018

organização-ambiente-trabalho

Um ambiente de trabalho desorganizado faz com que você perca o foco do que precisa ser feito, causa ansiedade e prejudica seu desempenho. Se você tem dúvidas sobre como se organizar, confira 5 dicas de organização do ambiente de trabalho que preparamos para você! 

1. Organize seus materiais de trabalho

Para que seu ambiente de trabalho fique organizado, é preciso que cada item tenha um local adequado.

Categorize seus materiais de trabalho e providencie caixas, separadores ou pastas. Reserve gavetas ou espaços no armário para guardar o material organizado. Coloque etiquetas para ficar mais fácil de identificar o que foi guardado em cada local. Deixe os materiais que você utiliza com maior frequência nos locais mais acessíveis, arquive os que você utiliza pouco e desfaça-se do que não precisará mais.

O mesmo vale para a organização em seu computador. Exclua arquivos que não utilizará mais e organize os demais em pastas divididas em categorias. Assim fica fácil encontrá-los sempre que precisar.

2. Digitalize documentos

Essa dica, além de facilitar a sua vida, também mantém o ambiente mais limpo e organizado. Em vez de guardar uma infinidade de papéis, que lhe darão o trabalho de encontrar caixas e pastas para organizá-los e ocupar espaço nos seus armários, digitalize tudo o que puder. Depois, arquive em seu computador, celular ou tablet, ou recorra ao armazenamento de dados na nuvem. Dessa forma, será muito mais fácil encontrar aquele documento que você precisa, e sem bagunça!

3. Fuja da procrastinação

procrastinação, ou seja, o hábito de deixar tudo para depois, pode prejudicar muito sua organização. Execute a tarefa que precisa o quanto antes ou, então, determine quando ela será executada, se não for tão urgente.

O mesmo vale para as coisas que você utiliza no ambiente de trabalho. Uma vez que um objeto ou documento não vá mais ser utilizado, retorne-o imediatamente ao seu lugar de origem. Assim, você não perderá tempo procurando por ele depois, além de que evita perdê-lo.

4. Faça listas de tarefas

Organize o seu tempo. Uma boa maneira de conseguir isso é tendo uma programação diária dos seus afazeres, fazendo listas de tarefas.

Você pode listar suas tarefas em uma agenda de papel ou em seu celular. A vantagem de utilizar o celular é que você pode calcular o tempo que disponibilizará para cada tarefa e utilizar o timer para controlá-lo. Isso ajuda a manter o foco e acelera a sua produtividade.

Ao elaborar a sua lista, dê prioridade para as que são mais importantes ou urgentes e tome o cuidado de não incluir tarefas demais.

5. Conte com a ajuda de aplicativos

Aplicativos para celular podem ser importantes aliados para manter a organização no ambiente de trabalho. Além de possibilitar que você organize suas atividades diárias, com listas de tarefas, agenda de compromissos e lembretes, em alguns deles, você pode arquivar e catalogar imagens, arquivos de áudio, textos e notas. É possível, ainda, compartilhar informações e arquivos com outras pessoas.

São muitas as opções: escolha a melhor para o seu caso! Confira estes: EvernotePocketOptimizedOne NoteGoogle Keep.

Como você pôde conferir em nosso artigo, é simples e prático manter a organização do ambiente de trabalho. Com certeza, seu trabalho será mais prazeroso e produtivo se você seguir essas dicas! Você tem mais ideias para compartilhar conosco? Consegue manter seu ambiente de trabalho organizado? Quais são suas maiores dificuldades? Deixe seu comentário!