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Você está pensando em levar as operações do seu negócio para um país estrangeiro? Como sempre abordamos por aqui, o processo tem uma série de benefícios e pontos positivos, mas está longe de ser simples e de fácil realização.
7 razões para internacionalizar o seu negócio
Além dos cuidados necessários com a legislação, documentação, marketing, finanças, gestão de pessoas e mais uma grande lista de fatores envolvidos, o passo em si configura um grande passo para a sua empresa. Depois de ter a certeza da possibilidade do movimento, fica a pergunta: como será feito?
Existem algumas maneiras mais comumente empregadas na hora de realizar a internacionalização. Conheça 4 formas diferentes de internacionalizar o seu negócio!
1. Exportação
Uma das formas mais comuns de internacionalizar as operações, a exportação consiste na disponibilização e envio de mercadorias e serviços para mercados externos.
A exportação direta é aquela que envolve o negócio em todas as etapas do processo. Começando com planejamento, cronogramas, preparação pré-embarque e passando pela observação detalhada dos mercados aos quais o produto ou serviço se destina, culminando na entrega.
Na exportação indireta, o empreendimento repassa grande parte do trabalho que circunda a movimentação do produto ou serviço para uma assessoria ou consultoria especializada, como consórcios de exportação ou trading companies. Trata-se de um método mais indicado para quem está começando.
2. Licenciamento
Na modalidade de licenciamento, a empresa concede a outra, no exterior, os direitos de fabricação, reprodução e utilização dos serviços ou produtos que idealiza e comercializa. Em outras palavras, alguns dos valores e conteúdos associados a uma marca são “alugados” para empreendimentos presentes no mercado externo. O licenciamento tem como condição um retorno à empresa que licencia, na forma de taxas, participação nos lucros ou royalties.
O método tem vantagens no sentido de oferecer riscos relativamente baixos, uma vez que a empresa localizada em outro país conhecerá os aspectos de seu mercado.
3. Filial
Instalar uma filial fora do país-sede é uma das formas de internacionalizar as operações. Na prática, pode se dar pela construção de uma nova unidade no coração do local onde se pretende a expansão. É importante ressaltar que esta modalidade envolve mais riscos, uma vez que coloca a empresa à mercê de flutuações como câmbio e regulações completamente diferentes daquelas de sua nação de origem.
4. Franquias
O modelo de franquias também é uma interessante alternativa para a internacionalização. De certa forma similar ao licenciamento, a franquia se característica por um acordo contratual entre franqueador e franqueado, onde uma empresa, detentora da marca e de seus produtos/serviços, “empresta” a sua identidade de marca e uma série de padrões que define para outras empresas, menores, mediante pagamento de taxas.
Assim, uma empresa pode ser franqueadora de franqueados internacionais, por exemplo.
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