Segundo o projeto Comex Vis, o Brasil exportou quase U$ 240 bilhões em 2018. Esse foi o maior valor alcançado nos últimos 5 anos. Esse dado revela que o mercado exterior está aquecido para o empreendedor brasileiro. Essa pode ser uma ótima oportunidade de investir na internacionalização de produtos. Já pensou nisso?
Há quem acredita que vender para fora do país é uma operação distante da pequena e média empresa. Mas esse não é o caso. Preparamos este artigo para mostrar 5 dicas de como começar essa estratégia. Saiba mais!
1. Compreenda a lei local
O primeiro passo deve ser entender bem como funcionam as regras internacionais sobre documentos aduaneiros, impostos e direitos para empreender no exterior. Afinal, tudo vai passar pela alfândega e pela agência reguladora do país de exportação.
As autoridades aduaneiras exigem o preenchimento de uma série de formulários para detalhar informações sobre valor, conteúdo e objetivo do embarque do produto.
Isso ocorre também porque o consumidor pode precisar pagar determinado imposto para algum item, o que varia de país para país. Por exemplo, normalmente o objeto de uso pessoal cujo valor supera U$ 200 exige a cobrança de um imposto.
Além disso, é bom lembrar que qualquer empresa que deseja exportar precisa obter o Registro para Exportadores e de Importadores (REI). Essa inscrição ocorre no ato da primeira exportação no SISCOMEX. Basta informar o Cadastro Geral de Contribuintes (CGC) ou o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).
2. Cuide do marketing
Ao iniciar uma ação de internacionalização de produtos, é importante ampliar sua estratégia de marketing para além do cenário nacional. Isso pode ser feito ao:
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adotar estratégia de SEO (Search Engine Optimization) no seu website para que ele seja encontrado pelo consumidor estrangeiro na ferramenta de pesquisa;
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comunicar-se diretamente com o gestor de empresa internacional;
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fazer uma parceria de negócio com alguma companhia no exterior.
3. Pense nos meios de pagamento
Um estudo realizado pela Statista revelou que o abandono da compra pode chegar a mais de 80% no momento do pagamento. É nessa etapa que ocorre o maior número de desistências. As principais razões apontadas pelo consumidor americano foram:
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alta taxa de frete;
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demora para envio do pedido;
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demora no prazo de entrega;
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longo processo de compra;
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necessidade de reenviar dados de cartão e endereço.
Isso mostra que é importante investir na experiência do consumidor. Desenvolva um processo de pagamento simplificado, em uma moeda familiar para o cliente e em meios acessíveis.
4. Estude a logística
O consumidor precisa ter a certeza de que o produto será entregue no prazo combinado, com um preço competitivo, e que seja fácil realizar a devolução da mercadoria caso ocorra algum problema ou ela não atenda à sua expectativa. Além disso, ofereça um método de envio que agilize o processo.
5. Não se esqueça do atendimento ao cliente estrangeiro
A boa comunicação é essencial para conquistar a confiança do consumidor. Nesse quesito, o idioma pode ser um enorme desafio. Portanto, crie um canal de atendimento no idioma do usuário estrangeiro. Isso inclui o texto sobre a política de devolução e demais orientações.
A internacionalização de produtos é uma estratégia que pode trazer uma grande ampliação da receita do negócio. Afinal, o lucro virá em uma moeda mais valorizada, e a empresa conseguirá expandir substancialmente seu território de atuação. Seguindo essas dicas, você alcançará um excelente resultado!