O que é conta PJ e por que você deve ter uma

Conheça os benefícios da conta jurídica para a sua empresa

Publicado em 26/08/2020

A conta para Pessoa Jurídica – ou conta PJ – é a modalidade de conta bancária específica para empresas. Com ela, negócios de diversos portes, inclusive os que estão começando no mercado, têm acesso a um controle financeiro mais organizado, separado das despesas da Pessoa Física.

Os benefícios são muitos. A abertura de conta PJ é um passo fundamental para que a empresa passe a ser reconhecida no sistema financeiro. Afinal, as transações realizadas até mesmo por quem tem o cadastro como microempreendedor individual – o MEI – exigem como base o CNPJ, o que torna a conta PJ um item essencial para a regularização das atividades.

E por que é importante ser reconhecido no sistema financeiro? Com uma conta bancária vinculada ao CNPJ, é possível ter acesso a um dos pilares fundamentais para o empreendedorismo: o crédito. As ofertas disponíveis para quem tem uma conta PJ são diferentes daquelas que as pessoas físicas têm acesso. Além disso, caso o empreendedor tenha apenas uma conta vinculada ao seu CPF, o acesso ao crédito se torna mais difícil por conta das avaliações de risco – que, para profissionais autônomos, são bastante rígidas.

Ter acesso a ofertas de crédito e outras diversas possibilidades oferecidas pelo sistema financeiro é um passo fundamental para garantir a saúde financeira da empresa. Financiamentos, pagamentos, seguros, consórcios e investimentos são algumas das opções disponíveis com a bancarização.

Como escolher o banco

No Brasil, ainda temos uma parcela alta de desbancarizados na população. A estimativa mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que a quantidade de brasileiros sem conta em banco chega a 60 milhões de pessoas. Em muitos desses casos, estão profissionais autônomos que, como mencionamos anteriormente, perdem uma série de oportunidades para desenvolver suas atividades econômicas por estarem fora do sistema bancário.

A primeira dúvida que surge no processo de bancarização é: como escolher o banco? São muitas opções disponíveis no mercado, então é comum ter essa incerteza. Alguns pontos principais para levar em consideração nessa escolha são:

  • Verificar quais são as taxas cobradas pela instituição;
  • Analisar o modelo de atendimento oferecido para a conta - com gerente humano ou através de canais digitais, como chatbots;
  • Checar o serviço de ofertas não financeiras que possam ajudar no desenvolvimento do negócio.

Bancos tradicionais X bancos digitais

O mercado oferece hoje uma série de possibilidades, divididas entre os bancos tradicionais e novos players no mercado, os chamados bancos digitais. Muitas fintechs, que começaram a atuar com o mercado de pessoa física, já apresentam ofertas para pessoas jurídicas.

A diferença entre os dois modelos está relacionada à oferta. Nos bancos tradicionais, a empresa pode ter acesso a uma experiência completa de um banco, com todos os serviços que são oferecidos pela instituição financeira: crédito, financiamentos, seguros, consórcios e investimentos, além do atendimento com um gerente, que atua com um papel consultivo para os clientes – uma orientação valiosa para quem está começando um negócio. Nos bancos digitais, que trazem opções de contas gratuitas, o foco são as transações e o atendimento online, menos personalizado.

Conta PJ no Santander

No Santander, a abertura da conta PJ é digital, com serviços e atendimento de uma conta tradicional. O pacote de benefícios inclui 3 meses de Pacote de Serviços e Ted/DOC Grátis, 5 dias sem juros no limite da conta, boleto a R$ 1,99 e acesso às máquinas da Getnet.

Existem duas opções: para empresas com um único sócio e empresas com dois sócios ou mais. Nos dois casos, os clientes contam, mesmo com a abertura digital da conta, com atendimento humano em diversos canais: agência, telefone e e-mail. Os gerentes são certificados e estão prontos para oferecer atendimento especializado, de acordo com as necessidades do seu negócio. 

O Santander ainda disponibiliza ofertas não-financeiras para os seus correntistas: o CoPiloto, uma ferramenta completa de gestão de negócios que oferece uma loja virtual para você vender pela internet, permite o controle do fluxo de caixa e relatórios financeiros e a emissão da nota fiscal eletrônica sem complicação; e o Programa Avançar, que disponibiliza conteúdos exclusivos e gratuitos com orientações e dicas de negócio e gestão, além de eventos para capacitação e networking, parcerias e espaços para reuniões.

Agora que você já sabe a importância da conta PJ, abra agora mesmo a sua no Santander e aproveite todos os benefícios para o seu negócio!