Antecipação do saque-aniversário: o que você precisa saber

Linha de crédito que antecipa até três saques foi anunciada pela Caixa Econômica Federal

Publicado em 28/07/2020

Foto: Envato Elements

O saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), modalidade implementada através da Medida Provisória nº 889/2019, foi liberado em uma linha de crédito de antecipação a partir desta segunda-feira (27/07).

Quer saber mais sobre crédito? Temos um podcast para você! Cadastre-se gratuitamente em nosso portal e ouça agora mesmo

Com as novas condições, os trabalhadores não precisarão esperar o mês de seu aniversário para terem acesso aos recursos da modalidade saque-aniversário.

Será permitido antecipar até três saques  ou seja, além do valor que o trabalhador receberia em 2020, será possível receber o valor do benefício correspondente ao dos próximos dois anos. A taxa de juros, segundo a Caixa, é de 0,99% a.m.

Para contratar

Para realizar a contratação, o trabalhador deve indicar o banco como instituição financeira para recebimento do crédito do FGTS. A indicação deve ser feita na adesão ao saque-aniversário ou a qualquer momento, no aplicativo ou no site do FGTS.

A liberação da linha de crédito Antecipação do Saque-Aniversário poderá ser realizada de forma 100% digital, com avaliação de risco simplificada e sem consulta aos órgãos de proteção de crédito. A liquidação da operação de empréstimo será feita de uma só vez pelo agente operador, diretamente na conta FGTS do trabalhador no dia do pagamento do saque-aniversário.

A expectativa da Caixa Econômica é liberar um total de R$ 5 bilhões com a nova linha de crédito, segundo a Agência Brasil.

Saque-aniversário

A modalidade de saque-aniversário, disponível desde 2019, permite a retirada de parte do saldo da conta do FGTS, anualmente, no mês do aniversário do trabalhador. É uma alternativa ao saque por rescisão do contrato de trabalho sem justa causa. A adesão é voluntária.

Tenha acesso aos conteúdos exclusivos do Programa Avançar, feitos para ajudar você a desenvolver o seu negócio! Cadastre-se em nosso portal e confira.