Um bom líder sabe ouvir sua equipe

Confira 5 estratégias que podem ajudar um líder a aprimorar a habilidade de ouvir.

Publicado em 02/02/2016


bom-lider-sabe-ouvir-noticiasFoto: Shutterstock


Saber ouvir os colaboradores é uma das habilidades necessárias para um bom líder. O psicólogo americano e autor do livro 'Inteligência Emocional', Daniel Goleman, defende que essa é uma das capacidades essenciais para manter uma equipe motivada. De acordo com um estudo recente da Universidade George Washington, ser um ótimo ouvinte pode influenciar em até 40% no desempenho de um líder.

Saber ouvir é uma aptidão que pode ser desenvolvida e aperfeiçoada. Confira 5 estratégias que podem ajudá-lo a aprimorar essa habilidade:

1. Tenha foco
Um dos erros mais comuns em uma conversa é perder o foco. Muitas pessoas se concentram em o que irão responder, em vez de prestar atenção naquilo que o outro está falando antes. Lembre-se de que o interlocutor sabe quando você não está focado de corpo e alma.

2. Demonstre a sua compreensão
Durante a conversa ou reunião, explique resumidamente o que você entendeu sobre o tema. Dessa forma, você demonstra que está tentando compreender o que está sendo dito e evita possíveis falhas na comunicação.

3. Tenha paciência
Aprender a ouvir e conseguir dar a atenção necessária ao outro não é simples. Antes de iniciar a conversa, tente calcular a quantidade de tempo que você tem disponível. Assim, caso a pessoa precise de um espaço maior na sua agenda, você poderá remanejar o diálogo para um momento em que estará mais concentrado.

4. Fale menos e ouça mais
Por que será que recebemos dois ouvidos e apenas uma boca? Cuidado para não interromper as pessoas antes delas terminarem suas frases. Além disso, não gaste tempo apenas compartilhando as suas histórias de vida. Ouça o outro!

5. Mantenha a mente aberta
Mesmo que você já tenha a opinião formada sobre determinado assunto ou questão, ouça o que os outros pensam com atenção. Ter a mente aberta é uma habilidade que pode proporcionar novas ideias e fazer com que os colaboradores se aproximem de você.

Leia também:
» O que existe por trás dos 'superlíderes'
» As dicas da COO do Facebook para ser um grande líder