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Agronegócio Gestão de Pessoas

Como reter talentos nas empresas

Além de contratar funcionários com diversos potenciais e habilidades para construir uma equipe eficiente, um líder precisa saber como manter esses talentos em sua empresa.
 
Conquistar o comprometimento e a confiança dos funcionários é importante para ter uma boa gestão. Afinal, de nada adianta investir em treinamento e preparação dos empregados, se estes não permanecerem na companhia.

Saiba quais são as 8 estratégias que podem ajudar a reter os talentos na sua empresa:

1. Usar incentivos para tentar manter os funcionários motivados e com sentimento de recompensa
Iniciativas como essas buscam conservar o foco da equipe e animá-la para novos trabalhos.

2. Criar uma comunicação aberta entre os empregados e a administração
É interessante realizar reuniões regulares em que os funcionários podem oferecer suas ideias e fazer perguntas, sem medo de repercussão.

3. Ter a certeza de que os funcionários sabem o que o líder espera deles
Muitas vezes, os empregados têm uma ampla variedade de responsabilidades. Logo, se eles não sabem exatamente para que o líder precisa deles, podem não executar as atividades dentro do padrão.

4. Oferecer recompensas financeiras
Um líder pode considerar oferecer ações ou outros prêmios financeiros para os funcionários que cumprem as metas de desempenho. Além disso, ele pode cogitar aumentos significativos anuais ou criar estruturas de bônus.

5. Oferecer um pacote de benefícios competitivo que se adapta às necessidades dos empregados
Outra estratégia para reter funcionários é fornecer bons benefícios de seguro de saúde, seguro de vida e vale-alimentação. Além disso, outras regalias, como, por exemplo, horário flexível, pode ser uma boa tática para manter a equipe ainda mais satisfeita.

6. Investir no desenvolvimento dos funcionários
É importante que uma empresa invista na capacitação dos empregados. A ação pode incluir iniciativas que auxiliem na formação das pessoas, como reembolso de matrícula de cursos, por exemplo.

7. Comunicar a missão do negócio
A equipe precisa se sentir ligada aos objetivos e valores da companhia. Dessa forma, os funcionários se sentem emocionalmente vinculados à empresa.

8. Inserir a equipe no planejamento estratégico
Além de receber ordens, os empregados também necessitam participar dos projetos, metas e planos da companhia. É importante que eles sintam que a opinião deles é válida para o aprimoramento da empresa.

Case de sucesso
Um exemplo de case de sucesso na área é o programa que incentiva a movimentação interna dos funcionários da Votorantim Industrial. Além de fazer com que os profissionais experimentem novos desafios dentro ou fora de sua Unidade de Negócio, a iniciativa busca aumentar o potencial e a visão global do empregado sobre a empresa, promovendo o intercâmbio entre áreas.

Aprenda mais
Uma maneira de se atualizar ainda mais sobre o tema e aprimorar a gestão empresarial é realizar o Curso Online 'Gestão de Pessoas: Como construir uma grande equipe', disponibilizado pelo Programa Avançar do Santander Negócios e Empresas.

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