Saiba como funciona e como usar o Pix no Santander

Entenda como utilizar o novo meio de pagamento do Banco Central

Publicado em 11/03/2021

O Pix é um sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central e é uma alternativa mais rápida do que a TED e o DOC ao permitir transações imediatas entre contas, 24 horas por dia, 7 dias por semanaVeja abaixo como funciona e saiba como cadastrar o seu!

Como funciona o Pix 

O Pix funciona para você receber e pagar, entre:

  • Pessoas físicas; 
  • Pessoas jurídicas; 
  • Pessoa física e pessoa jurídica. 

 Ou seja, exemplificando, é possível usar o Pix para: 

  • transferir dinheiro para seus amigos e familiares; 
  • comprar nas lojas e restaurantes; 
  • receber e pagar os fornecedores do seu negócio, caso seja um empreendedor ;) 

 Tudo isso diretamente do seu celular, no aplicativo do seu banco, 24h por dia, todos os dias da semana.  

Como utilizar o Pix no meu dia a dia 

Como já comentamos, o Pix facilita (e muito) a nossa vida. São várias as vantagens que tornam processos de rotina ainda mais práticos e ágeis. Falaremos deles a seguir.   

Facilidades no processo de transferência 

Ao acessar o aplicativo do seu banco, é possível escolher entre fazer uma transferência via TED/DOC ou Pix. Ao escolher transferir com o Pix, você pode usar a chave Pix da pessoa que vai receber o dinheiro, ou digitar os dados de agência e conta, como num TED.  

Realização de pagamentos 

O Pix também funciona como mais uma alternativa para os clientes, que além das opções de débito, crédito e boleto também podem ter essa opção de pagamento pelas maquininhas ou compras pela internet, via e-commerce e até mesmo atrelado ao próprio boleto!

Na hora da conclusão do pagamento, o cliente só precisará ler o QR Code Pix pelo seu app.  

Transações via QR Code 

Quer ainda mais praticidade? Saiba que, qualquer transação pelo Pix pode ser feita por meio de QR Code ou links gerados no seu celular, máquina de adquirência ou no boleto.

Como cadastrar o Pix 

O primeiro passo para cadastrar o Pix é definir as suas chaves. Já falamos delas e agora explicaremos melhor do que se tratam. Podemos dizer que as chaves Pix são “apelidos”. Um dado que é usado para identificar sua conta em determinada instituição financeira.  

No Pix, você pode utilizar 4 tipos de dados como chaves: 

  1. E-mail; 
  2. Número de celular; 
  3. CPF ou CNPJ; 
  4. Um conjunto aleatório de números e letras (gerados pelo banco). 

Cada conta de pessoa física pode cadastrar até 5 chaves Pix. Pessoas jurídicas podem ter até 20 chaves cadastradas por conta. Utilizando uma chave em vez de dados bancários e CPF, os processos ficam muito mais práticos, diminuindo as chances de erro para transferir ou pagar. 

Definiu as suas chaves? Agora, para seguir na realização do cadastro, basta acessar o aplicativo da sua instituição financeira. Cada banco possui um passo a passo de cadastro. Na sequência, mostraremos como é feito o cadastro do Pix no App do Santander, continue com a gente para conferir ;) 

Como usar o Pix no Santander 

pix santander

O cadastro das chaves Pix no Santander é grátis e leva só alguns segundinhos. Siga o nosso passo a passo a seguir e cadastre as suas chaves: 

  1. Acesse a página de Cadastro Pix e digite seus dados; 
  2. Insira os dados que quer cadastrar como chaves; 
  3. Prontinho! Suas chaves foram cadastradas. Você receberá uma confirmação por e-mail. Mantenha seu app Santander ou Way atualizados para usar o Pix sempre que desejar ;)  

Quer saber ainda mais sobre como funciona o Pix? Confira a seguir o infográfico que o Programa Avançar preparou com os principais benefícios desse novo sistema de pagamento e tire todas as suas dúvidas.