Busca
Agronegócio Prospera

Como transformar hobbies em negócios: Um guia completo

A imagem mostra mãos fazendo crochê para ilustrar um hobby que pode se transformar em negócio.

Você já pensou em ganhar dinheiro fazendo algo que costuma fazer por diversão? 

Quando se pensa em começar um negócio, até mesmo o que fazemos por passatempo ou só por gostar são ideias de atividades que podem se tornar lucrativas. Afinal, não há nada melhor do que reunir trabalho com algo que fazemos por amor. 

Então, se você é uma daquelas pessoas que ama cozinhar, tira ótimas fotos em seu tempo livre, gosta de fazer artesanato, pinta belos quadros ou até mesmo ama passar tempo brincando com seus animais de estimação, saiba que você pode ter uma maneira de lucrar em suas mãos – e se divertir enquanto faz isso. 

Nesse artigo, nós do Prospera vamos te mostrar como transformar seu hobby – ou seja, aquela atividade que você ama fazer em seu tempo livre – em seu novo negócio. 

Leia agora! 

Perguntas para se fazer antes de transformar sua paixão em negócio 

À primeira vista, transformar seu passatempo em uma maneira de lucrar é uma boa ideia, mas, antes de decidir definitivamente por esse caminho, é fundamental fazer algumas perguntas para si mesmo. 

Isso porque, além de tudo o que envolve começar um negócio, fazer da sua paixão seu trabalho pode se tornar algo frustrante. Afinal, haverá dias ruins, períodos de vendas baixas e muitos desafios a serem enfrentados todos os dias. 

Por isso, existem algumas perguntas que você deve se fazer antes de transformar seu hobby em seu trabalho. São elas: 

  • Você está pronto para praticar seu hobby todos os dias, seguindo uma rotina, atendendo clientes, equilibrando contas e precisando lucrar para conseguir se manter? 

  • Você está pronto para ter concorrentes que vendem o mesmo que você e disputar espaço no mercado com eles? 

  • Você se considera uma pessoa empreendedora, disposta a investir seu tempo e se capacitar para fazer seu hobby se transformar em um negócio de sucesso? 

Se você respondeu “sim” para todas essas perguntas, você está pronto para transformar seu hobby em seu trabalho. 

Evite problemas financeiros e abra sua conta PJ

Como transformar seu hobby em um negócio?

Agora que você já respondeu sim para nossas perguntas anteriores, é hora de descobrir como transformar seu hobby em um negócio. 

Temos um passo a passo para isso. Veja agora: 

  1. Faça um plano 

Ter um planejamento é fundamental quando falamos em começar um negócio. Por isso, o primeiro passo para transformar seu hobby em negócio – ou para começar qualquer negócio novo – é fazer um plano

Nele, devem ser descritas informações como o que você vai fazer, como vai fazer, quanto irá investir e quais são os seus objetivos daqui a algumas semanas, meses ou anos. 

Esse plano vai te direcionar para as decisões que você tomar em seu negócio a partir do momento em que começar a trabalhar nele. 

  1. Se capacite 

No começo do seu negócio, você cuidará desde a produção do que irá vender ou da prestação dos serviços que vai oferecer até a parte financeira do negócio, passando pela divulgação e o marketing, por estabelecer horários, tratar com clientes, compra de matéria prima, entre outras atividades que fazem parte do dia a dia de algo. 

Ou seja, se você vai cumprir todas as funções, você precisa aprender como lidar com elas. Buscar instrução e capacitação é a melhor maneira de garantir que você irá aprender tudo o que precisa para manter seu negócio funcionando desde o início. 

  1. Crie uma rotina 

Você provavelmente só praticava seu hobby aos finais de semana ou quando tinha tempo livre, certo? Mas, transformando seu hobby em um negócio, você precisará fazer tudo o que envolve ele regularmente para conseguir cumprir toda a demanda que tiver. 

Por isso, é importante criar uma rotina na qual você irá dedicar seu tempo não apenas para o trabalho, mas também para cuidar de outros assuntos relacionados ao seu negócio, como a parte financeira e o estoque. 

  1. Crie sua presença digital 

Estar nas redes sociais é fundamental para qualquer negócio hoje em dia e não seria diferente para você. Por isso, é importante que você crie as redes sociais do seu negócio e busque se capacitar para saber como cuidar delas. 

Para isso, existem cursos como o curso de marketing digital do Programa Avançar, que é gratuito e te ensina todo o passo a passo para cuidar do marketing online do seu negócio. 

  1. Procure clientes 

Fale sobre seu novo negócio para seus amigos e parentes, peça para que eles indiquem para conhecidos, comente sobre com as pessoas. Para ter um negócio, a indicação boca a boca é tão importante quanto a presença digital. 

Dessa forma, é como se você fosse atrás dos clientes antes que eles te procurem – e possam encontrar outras pessoas que façam o que você faz pelo caminho. 

  1. Faça suas primeiras vendas 

Sua primeira venda é, além da mais difícil que você vai fazer, também a mais importante: é ela que vai validar sua ideia de negócio e mostrar que você tem potencial para colocá-lo em prática. 

Por isso, depois de planejar todo o seu negócio, criar sua presença digital e se capacitar, é hora de colocar seus planos para fazer as vendas em prática. 

  1. Fidelize seus clientes 

Fidelizar os clientes é a prática de conquistar seus clientes a ponto de eles terem sua marca como favorita e não troquem ela por nenhuma concorrente. 

Para fazer isso, vale apostar em brindes, atendimento diferenciado, vale presente, cartão fidelidade, entre outras opções que façam com que o cliente sempre volte a fazer negócio com você. 

Saiba mais sobre o Programa Avançar

Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. Além de vídeos, podcasts e ebooks atualizados com as novidades do mercado, o Avançar oferece uma série de cursos com foco no empreendedor, entre eles: Curso de Educação Financeira, Curso de Crédito e Curso para MEI.  

Comece agora mesmo seu curso gratuitamente e ganhe um certificado digital. Cadastre-se!

Como abrir sua Conta MEI Santander

Simples, digital e precisa de apenas 2 documentos: 

• Documento de identidade (RG ou CNH) 

• Número de CPF 

>> Abra a sua conta MEI << 

Post ID: | Current Page ID: 5481

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.