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O que se perguntar antes de apresentar um plano de negócios

Após estruturar um plano de negócios, provavelmente você tem que apresentá-lo para determinados profissionais – sejam clientes, parceiros, ou até mesmo seu gestor direto.

Para expor as ideias de maneira clara e efetiva, de maneira que convença e instrua seu público-alvo, é preciso responder, antes de organizar a apresentação, três perguntas que têm como objetivo fazer com que os ouvintes compreendam o conteúdo passado:

PARA QUEM VOCÊ IRÁ APRESENTAR O PLANO DE NEGÓCIOS?
Em algum momento, o plano de negócios que você estruturou será avaliado. Mas por quem? O conteúdo deve ser montado e apresentado de forma que o público seja influenciado e inspirado para investir, apoiar ou aprovar suas ideias.

É preciso ter em mente que cada público reage de uma forma diferente, por isso, a estrutura e apresentação devem ser pensadas para que o ouvinte compreenda o que está sendo passado. Pense: algumas pessoas querem ver um resumo rápido sobre o plano; outras, preferem cronogramas detalhados.

Estude o perfil e o mercado do seu público e veja para quais pontos precisa dar destaque. Pense no tempo que terá para apresentá-los e, então, estruture como será a reunião ou encontro. A comunicação deve ser totalmente direcionada para a realidade dessas pessoas.

VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA AS MUDANÇAS PROPOSTAS NO PLANO?

A maioria dos planos de negócios fracassa porque lista uma série de atividades novas, sem pensar no tempo limitado que existe para botá-las em prática.

Para começar algo novo, é preciso estar preparado. Por isso, não coloque no plano de negócios algo que você não conseguirá cumprir. É preciso ser realista, caso contrário, a cobrança no futuro pode interferir – e muito – no progresso do negócio.

O grupo de pessoas para o qual você apresentará o plano, provavelmente fará alguma pergunta relacionada com “e se esse planejamento falhar?”. É preciso responder ao questionamento com firmeza e mostrar que existe uma solução factível para cada ideia proposta. Para cada item apresentado, mostre como o negócio precisa atuar e se transformar para botá-lo em prática.

POR QUE A MUDANÇA FOI PENSADA SOMENTE AGORA?

Nunca apresente algo como se fosse óbvio, e sim brilhante. Eventualmente, você será questionado com o porquê de ter pensado nessas ideias somente agora. É necessário responder com maestria, trazendo dados factuais para explicar o que impedia a mudança de ser posta em prática ou por que ela só foi desenvolvida agora.

Responda de acordo com a realidade do público, trazendo a explicação diretamente para seu dia a dia. Nunca fuja de responder a esse questionamento, mas sim procure mostrar como a ideia pode ser efetiva e trazer ótimos resultados.

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