Busca
Agronegócio Prospera

Como lidar com a inadimplência dos clientes no seu negócio

Mulher negra com as mãos nas têmporas, demonstrando ter dor de cabeça.

O que você precisa saber: 

  • Clientes inadimplentes são os que possuem dívidas com a sua empresa; 

  • Evitar vender fiado e ter um registro de todas as vendas feitas é uma das maneiras de lidar com a inadimplência; 

  • Cobranças devem ser feitas de maneira amigável para garantir o pagamento da dívida e que o cliente volte a fazer negócio com você. 

Ter um negócio próprio significa ter jogo de cintura: isso porque é muito provável que você tenha que lidar com clientes inadimplentes, algo muito comum quando se trabalha com vendas ou prestação de serviço

E, lidando com esse tipo de cliente, você também terá que fazer cobranças, algo que é visto como um incomodo — tanto por quem faz, quanto por quem é cobrado. 

Nós do Prospera criamos esse artigo com dicas e técnicas para te ajudar a lidar com esse tipo de cliente e facilitar o processo de cobrança. Leia agora e se prepare para colocá-las em prática! 

Quem são os clientes inadimplentes? 

Clientes inadimplentes são aqueles que fazem uma compra ou contratam a prestação de um serviço no seu negócio, mas, mesmo depois de receber os produtos ou de ter o serviço feito, não pagam por eles. 

A falta de pagamento pode ter vários motivos, mas, independentemente deles, quando isso acontece, o cliente se torna inadimplente e passa a ter uma dívida com você. 

Ou seja, o cliente inadimplente é aquele que não faz os pagamentos devidos para o seu negócio. 

Qual o problema de ter um cliente inadimplente? 

À primeira vista, ter um cliente inadimplente pode ser apenas um incomodo. Porém, o problema é muito maior do que esse: ter um cliente inadimplente significa um desequilíbrio nas finanças do seu negócio. 

Isso porque a falta de pagamento faz com que você não tenha dinheiro em caixa; a falta de dinheiro em caixa faz com que você não consiga pagar os custos que você tem com a produção dos seus produtos ou materiais que você usa para fazer seus serviços e, no final, você acaba saindo no prejuízo. 

Em resumo, o cliente inadimplente interfere diretamente no seu faturamento — que é quanto sua empresa ganha com as vendas ou prestações de serviço —, te impedindo de fazer pagamentos e lidar com os custos do seu negócio e te tornando inadimplente.

Como lidar com clientes inadimplentes? 

Toda pessoa que trabalha com vendas ou prestação de serviços vai ter que lidar com um cliente inadimplente uma hora ou outra. Então, o melhor a fazer é estar preparado para isso. 

Reunimos algumas dicas para te ajudar nesse momento. 

  1. Saiba quem é seu cliente inadimplente 

O primeiro passo para lidar com o cliente devedor é saber quem é ele. Para isso, você precisa garantir que tenha anotado — seja num caderno ou no computador — toda venda ou prestação de serviço que você faz, a data, o valor e informações sobre seus clientes, como seu nome e formas de contato. 

Dessa maneira, você pode visualizar e controlar quem já fez o pagamento, saber quem ainda não fez e ter maneiras de entrar em contato com o devedor para cobrá-lo — algo que deve ser feito com cuidado, como falaremos nos próximos tópicos. 

  1. Garanta que o cliente saiba que está inadimplente 

Existe a chance do seu cliente não ter te pagado porque ele simplesmente se esqueceu da data combinada, assim como existe a chance de ele não ter te pagado por causa de algum problema pessoal. 

Por isso, é importante avisar sobre a dívida. Mas, esse aviso deve ser feito de maneira amigável: assim como é desconfortável fazer uma cobrança, é desconfortável ser cobrado por algo. Além disso, se o tom desse aviso for algo amigável, fica mais fácil conquistar o cliente e fazer com que ele volte a fazer negócio com você! 

  1. Negocie e ofereça novas condições de pagamento 

Renegociar dívidas é uma dica que damos toda vez que alguém está procurando colocar suas finanças em dia. E essa dica vale também para quem está fazendo uma cobrança. 

Por isso, quando for avisar sobre a dívida, já aproveite e ofereça também essas novas condições de pagamento. Ela pode ser uma nova data ou um desconto — que não te prejudique — se o pagamento for feito até um certo dia, por exemplo.  

  1. Torne o pagamento mais fácil 

Oferecer diferentes opções de pagamento é uma maneira não só de garantir que seus clientes pagarão as dívidas, mas também de evitar a inadimplência. 

Assim, busque oferecer diferentes formas de pagamento no seu negócio. Dinheiro, a chave PIX da empresa, maquininha de cartão: todas essas opções estão disponíveis para quem tem um negócio e ajudam a facilitar o pagamento feito pelos clientes. 

Microcrédito Prospera Santander

O que fazer para evitar clientes inadimplentes? 

Evitar clientes inadimplentes é uma das melhores maneiras para garantir que você não terá que lidar com essa situação. Para evitar esses clientes, coloque essas dicas em prática no seu negócio.   

Registre toda venda e prestação de serviço que você faz 

Ter um registro de toda prestação de serviço que você faz ou de tudo o que você vende, assim como dos clientes que compraram, seus contatos, os valores cobrados, as formas de pagamento utilizadas e outras informações que podem ser úteis para você se organizar é fundamental para qualquer negócio. 

Isso contribui não apenas para evitar a inadimplência, mas também para se organizar financeiramente, evitando prejuízos financeiros. 

Não venda fiado 

Fiado, que é quando o cliente compra algo prometendo pagar depois, é uma das formas mais populares e comuns de inadimplência, pois está presente em muitos comércios de bairro, como mercadinhos e bares. 

Por isso, é importante parar de vender fiado. Isso garante que você tenha todos os pagamentos dos clientes sempre em dia.  

Premie quem paga adiantado ou em dia 

Todo mundo gosta de descontos e brindes. Use isso a seu favor e evite a inadimplência oferecendo aos seus clientes vantagens especiais para aqueles que fazem pagamentos adiantados ou antes da data combinada. Isso também ajuda com que os clientes voltem a fazer negócio com você e te indiquem para conhecidos. 

Que cuidados tomar ao fazer a cobrança de clientes? 

A cobrança de clientes é algo que deve ser feita de maneira delicada e amigável. Isso porque, além de garantir que você não vai perder o cliente, existem leis, como o Código de Defesa do Consumidor, que exigem que a cobrança seja tratada dessa maneira. 

Por isso, ao fazer a cobrança de clientes, é preciso se atentar: 

  • A quem a cobrança está sendo feita: você não pode expor informações do devedor ao fazer uma cobrança. Por isso, é importante que toda cobrança seja feita diretamente ao cliente inadimplente e não a pessoas relacionadas a ele, como familiares ou amigos; 

  • Se a dívida realmente existe: existe a chance de você ter uma dívida em aberto nos seus registros, e, na verdade, ela já ter sido paga. Por isso, é importante ter um registro sempre atualizado com as dívidas e pagamentos dos seus clientes. Assim, você evita cobrar alguém que já acertou o pagamento; 

  • Ao canal onde a cobrança está sendo feita: evite fazer cobranças em redes sociais ou outros lugares onde essa conversa possa ser facilmente exposta, pois isso pode ser utilizado para constranger o cliente devedor; 

  • Ao tom utilizado na conversa: você precisa ser agradável e amigável ao fazer uma cobrança, evitando que o cliente se sinta constrangido ou ameaçado. 

Se você também tem dívidas, nós podemos te ajudar! Descubra agora como trocar dívida cara por barata com o Prospera. 

Post ID: | Current Page ID: 2396

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.