Se você é empreendedor ou está pensando em empreender e está lendo este artigo, com certeza tem noção de que a revolução digital afeta diretamente o seu negócio.
Sim, o ambiente digital hoje faz parte das nossas vidas e precisamos adequá-lo da melhor forma aos nossos empreendimentos tendo em vista os objetivos que pretendemos atingir. Seja na oferta de produtos ou serviços, são muitos os benefícios proporcionados pelos mais diversos tipos de tecnologias para empresas.
Se você tem curiosidade de saber o que você pode incrementar no seu negócio, continue com a gente e saiba tudo sobre revolução digital para empreendedores!
Afinal, o que é revolução digital?
Nos últimos anos, muita coisa mudou em nossa forma de se relacionar. Lá se foi o tempo dos famosos disquetes, fax, CDs e até mesmo o telefone fixo. As facilidades trazidas pelos smartphones trouxeram uma realidade com internet, bluetooth e diversos serviços de streaming, como Spotify e Netflix.
São essas mudanças e avanços tecnológicos que ocasionam a revolução digital, afinal, os impactos dessas inovações vêm revolucionando cotidianamente as realidades de empresas e pessoas.
A importância de entender esse conceito como empreendedor se deve ao fato de que hoje é praticamente impossível (ou impossível mesmo) pensar em manter um empreendimento sem pensar no digital. Por isso, trouxemos uma série de dicas e inclusive um podcast especial sobre o assunto, para que você fique bem atualizado. Não quer ficar para trás, né? Vamos lá!
Por que a revolução digital é importante para a minha empresa?
Além das tecnologias facilitarem o cotidiano de diversos empreendimentos, a revolução digital não é somente importante por isso. Trata-se de toda uma nova cultura que afeta diretamente o consumo e as relações interpessoais. Ou seja, o seu relacionamento com o cliente também tem de ser pensado no digital.
Sendo assim, precisamos pensar em toda uma cadeia de relações, que estão cada vez mais instantâneas e, exigem respostas mais rápidas, com um volume de informações maior. As pessoas estão cada vez mais conectadas, exigentes com relação a produtos personalizados e impacientes na busca por respostas. Por isso, é importante se posicionar digitalmente e entender como o seu cliente se relaciona com o seu produto e/ou serviço.
É cada vez mais notável a participação dos e-commerces no varejo brasileiro. Após as medidas de isolamento social ocasionadas pela pandemia da Covid-19, muitas pessoas se viram comprando digitalmente pela primeira vez, até aquelas que não confiavam no sistema de pagamento online. A tendência é de que as lojas virtuais e os marketplaces se expandam cada vez mais, nos mais diversos segmentos.
Com isso, é essencial se atentar ao caminho do usuário no seu site. Investir na melhor experiência digital é um dos fatores mais importantes para um bom desempenho online, tanto de reconhecimento da marca, quanto de vendas.
Algumas ações podem ser tomadas pelo empreendedor para acompanhar essa revolução digital. Seu produto ou serviço pode não ser online, mas, como você viu, integrar tecnologias ao seu negócio é fundamental.
Novas tecnologias para empresas
Todo dia novos aplicativos são lançados, softwares são implementados e plataformas são construídas com o simples objetivo de facilitar nossa vida. Soluções. A revolução digital tem por finalidade proporcionar inovações que solucionem nossos problemas. E por que não adequá-las à sua empresa? Trouxemos aqui alguns exemplos de novas tecnologias que podem ser implementadas e casos reais, que você também pode conferir na íntegra em nossos podcasts de Revolução Digital.
Inteligência Artificial
A inteligência artificial, também conhecida como AI, é uma tecnologia que aprende com o comportamento humano para criar sistemas de softwares cada vez mais personalizados. Diversas empresas e segmentos estão investindo essas tecnologias para criar experiências únicas e inovadoras.
Quer um exemplo? Em nosso primeiro podcast, falamos sobre Inteligência Artificial com um case da BotCity, startup que desenvolve robôs de automação de processos administrativos.
Outros exemplos são de empresas como Google, Apple, Microsoft e Amazon, que possuem assistentes virtuais que realizam tarefas cotidianas de acordo com um comando do usuário.
Internet das Coisas
A Internet das Coisas ou Internet of Things (IoT) tem por objetivo conectar objetos (coisas) à softwares e tecnologias ligadas à internet, automatizando processos. Hoje podemos ver o IoT muito voltado aos processos industriais, na chamada Indústria 4.0, com diversas facilidades já proporcionadas nessa vertente, como:
- automação e manutenção inteligente;
- logística conectada e inteligente;
- cadeias de suprimentos digitais.
Blockchain
Blockchain é uma tecnologia que revolucionou a troca de moedas e dados. Sendo hoje um destaque para soluções de pagamentos de empresas de diversos segmentos, muitas apostam nesses serviços e sistemas financeiros digitais.
A que ficou mais conhecida foi a Bitcoin, mas também podemos destacar as criptomoedas Litecoin e as plataformas Ethereum de contratos inteligentes.
Realidade Virtual
Experiência digital que pode ser aplicada aos ambientes físicos, é um dos maiores destaques da revolução digital para empresas. As experimentações práticas proporcionadas pelas tecnologias 3D, realidade aumentada e imersões virtuais 360 graus afetam diretamente as novas relações de consumo.
Muitas das ações de marketing de empresas e segmentos específicos hoje já trazem experiências de realidade virtual para que o cliente possa imergir em ambientes específicos e/ou testar novos produtos, como carros e videogames.
Como tornar a minha empresa mais digital?
Dessas tecnologias que apresentamos, muitas possuem processos complexos para implementação e, dependendo do seu segmento e tamanho da sua empresa, se torna inviável uma aplicação. Porém, quando falamos em tornar sua empresa mais digital não estamos falando apenas de implantar robôs e sistemas. Há todo um processo operacional e relacional que pode ser facilitado pelo marketing digital, proporcionando uma melhor comunicação com clientes, fornecedores e dando maior visibilidade para sua empresa, produto e/ou serviço.
Pensando nisso, trouxemos algumas dicas sobre como tornar a sua empresa mais digital, confira:
Entenda a cultura da sua empresa
Você já parou para pensar na cultura da sua empresa? Ela é mais tradicional ou está aberta para a transformação e inovações?
O ideal é começar digitalizando sua empresa internamente, na forma a qual lida com funcionários, o que irá impactar diretamente a forma a qual os clientes também verão sua marca. Hoje, muitas são as plataformas que ajudam na gestão de equipes, das atividades e de relacionamento interno. Aplicá-las no seu negócio é um facilitador que também agrega valor J
Veja quais as ferramentas do seu negócio
Independente do seu tipo de empreendimento, é importante entender quais as ferramentas utilizadas e se seria viável uma atualização ou implementação. Muitas plataformas facilitam entender comportamentos dos consumidores e processam um grande volume de dados e informações que podem ser fundamentais para a gestão do seu negócio.
Pense num operacional mais digital
Pensar nos processos e operações da sua empresa num cenário digital é fundamental. São muitas as vantagens de softwares de gestão e organização de tarefas. Como já falamos anteriormente, soluções são a base da revolução digital. Alguma delas pode ser aplicada no seu ciclo de vendas ou de atendimento ao cliente?
Entender os seus recursos e demandas é essencial para um planejamento estratégico voltado ao ambiente digital. Assim, é tomar decisões de forma muito mais assertiva, sem correr riscos.
A transformação digital é um fenômeno que muda rápido todos os dias e ficar à par dessas alterações é fundamental para que a sua empresa tenha sucesso e não fique atrás dos concorrentes. Com essas dicas que demos acima, você finalmente poderá transformar a sua empresa!
Como o Programa Avançar pode te ajudar no digital
Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio, incluindo no ambiente digital. São uma série de cursos online e podcasts, atualizados com as novidades do mercado, dentre outras vantagens exclusivas:
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