Conforme já iniciamos essa conversa no artigo anterior, o objetivo dessa reflexão é orientar as empresas sobre o que deve ser evitado com relação as práticas em redes sociais.
Como sabemos, hoje em dia um altíssimo número de negócios e relações comerciais se desenvolve no âmbito de plataformas como Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat, YouTube e blogs.
Essa efervescência de canais e maneiras de se comunicar abre espaço para uma nova preocupação corporativa: como se comportar para não causar problemas de relacionamento e até crises de reputação nesses ambientes.
Por esse motivo, aqui reunimos a segunda parte sobre o que sua empresa não deve fazer nas redes sociais.
Cuidado com as mentiras
Se você reparar bem, algumas sugestões aqui presentes valem não apenas para o ambiente virtual, mas para as práticas comerciais como um todo – afinal, ninguém quer um anúncio de jornal com uma propaganda mentirosa sobre uma empresa.
No entanto, quando se fala do mundo digital e das redes sociais, o conceito de identidade é muito forte. Muitas vezes, pessoas utilizam o fato de ser uma rede mundial de computadores para se esconder na internet atrás dos fakes.
Todo conteúdo on-line que tenha essa classificação costuma implicar em falsidade: a fotografia não é da pessoa, nem seus dados, nem sua formação profissional, etc.
O mesmo vem sendo abordado também nas notícias – o conceito de fake news.
Ou seja, todo tipo de postagem relacionada ao seu negócio tem de ser 100% verdadeira. Apenas publique fatos os quais tenha conhecimento e garanta que o que for prometido, poderá (e deverá) ser cumprido.
Seja ético sobre a concorrência
Não utilize as redes sociais e o seu potencial número de seguidores para rebaixar ou criticar seus concorrentes.
É importante que seus canais ressaltem o que a sua empresa possui de qualidades, virtudes e diferenciais – e não fiquem espionando e dando pitacos no “quintal” do vizinho.
Ainda voltando ao conceito de identidade, o mesmo serve para avaliações falsas, que critiquem ou apontem defeitos nos produtos de outras marcas. Esses processos, se descobertos, acabam por diminuir a reputação do seu negócio perante clientes de ambos estabelecimentos.
Quer mais dicas sobre que não fazer nas redes sociais? Clique aqui e acesse a PARTE 1.
*
Utilize as redes sociais para potencializar suas vendas, fortalecer sua marca e estabelecer um canal sólido de comunicação e atendimento aos clientes. Elas são poderosas ferramentas!
Em breve voltamos com outras dicas sobre o que sua empresa não deve fazer nas redes sociais.