O bom relacionamento com o cliente é uma das bases para um negócio de destaque, já que a preocupação com o consumidor é sinônimo de comprometimento e confiança. Então, nada melhor que aliar a tecnologia ao marketing para conseguir um resultado expressivo nesse quesito.
Já é possível observar avanços com estratégias consolidadas de marketing digital, mas têm surgido aplicações de Inteligência Artificial (IA) que estão fazendo uma verdadeira revolução. Continue conosco e saiba mais sobre três dessas novidades!
Segmentação eficaz da clientela
O sucesso de uma ação de marketing depende de conhecer a fundo a personalidade do comprador, de modo a transmitir uma mensagem que o aproxime do seu produto ou serviço.
Para isso, é importante conhecer aspectos como localização geográfica, idade, gênero, renda, interesses e área de atuação da sua audiência.
Acontece que uma análise humana dificilmente permite encontrar um nicho relevante dentro de tantos critérios. Ou seja: enquanto uma campanha voltada para um público amplo costuma representar desperdício de recurso, focar em um nicho específico pode limitar o seu resultado.
Já com o auxílio da IA, é possível explorar quantidades massivas de dados para encontrar a melhor oportunidade e, com base nisso, criar uma segmentação de clientes eficaz.
Publicidade digital otimizada
Serviços de publicidade digital já estão utilizando Inteligência Artificial em suas plataformas, como é o caso do Google Ads. Para melhorar a taxa de conversão do anúncio, seu algoritmo analisa os dados de navegação do usuário e mostra um anúncio mais propício a receber o clique.
Dessa maneira, a empresa interessada em mídia paga conta com um método automatizado — e otimizado — de alcançar o cliente em potencial. Isso faz com que o anunciante consiga um excelente retorno sobre o investimento, especialmente se comparado a um meio de publicidade tradicional, como o rádio.
Atendimento automatizado
O uso de chatbot é outro exemplo bastante pertinente. Com ele, é possível agilizar o atendimento e permanecer disponível 24 horas por dia em aplicativos de troca de mensagens como Telegram, Facebook Messenger e WhatsApp. Por isso, esse software já vem ajudando a descongestionar a equipe de relacionamento com o cliente.
Para se ter uma ideia, um chatbot programado com Inteligência Artificial pode tirar uma dúvida e oferecer a solução para alguma questão do cliente. Além disso, tem a possibilidade de aprender com o próprio histórico de conversa com o usuário, aperfeiçoando a capacidade de resposta com o passar do tempo.
Mas não é só isso: o chatbot também tem utilidade para a geração de leads, vendas, cotação de pedidos e muito mais.
É fato que a Inteligência Artificial não para de se desenvolver. Essa tecnologia proporciona ao cliente uma experiência cada vez mais satisfatória junto à empresa. Portanto, é essencial prestar atenção à tecnologia daqui para a frente e avaliar como encaixá-la na sua estratégia de marketing.