Busca
Agronegócio Inovação & Tecnologia

Criptomoedas: como comprar e investir

Não é novidade que a tecnologia veio para mudar o mercado financeiro. Dentre todas as últimas novidades dos últimos anos, as criptomoedas talvez tenham sido as que mais impactaram o cenário econômico. 

Mas afinal, o que são criptomoedas e como funcionam? Neste conteúdo, trouxemos algumas das principais informações sobre o tema para que você fique por dentro e saiba como comprar e investir.

Vamos lá?

O que são criptomoedas

Em poucas palavras, podemos definir as criptomoedas como moedas digitais descentralizadas.

Descentralizadas?

Sim! Isso significa que elas não são controladas por um órgão ou país em específico. As criptomoedas são desenvolvidas numa rede blockchain (com blocos criptografados) que fica responsável por armazenar com segurança os mais diversos tipos de informações.

Saiba mais sobre Blockchain em nosso conteúdo especial sobre o tema!

Em resumo, podemos definir uma criptomoeda como um tipo de dinheiro, assim como qualquer outro, porém, com a diferença de ser 100% digital e não ser emitido por nenhum governo - como é o caso de outras moedas que utilizamos, como o real, dólar, euro e etc.

Como funcionam

Como já explicamos, as criptomoedas são digitais, ou seja, elas funcionam como uma espécie de dinheiro da internet com base na lógica de oferta e demanda. Sendo assim, seu valor oscila de acordo com a procura, sem outras interferências de controle – como acontece com as moedas que possuem interferência do Banco Central.

Para exemplificar, temos o caso do Bitcoin, que é uma criptomoeda amplamente conhecida. Confira esse nosso conteúdo sobre o tema, onde falamos especificamente sobre ela 😊

Como comprar

Para comprar ou vender criptomoedas é necessário ter uma conta em alguma exchange, que nada mais são do que corretoras específicas desse mercado. Alguns exemplos das que atuam no Brasil são: Mercado Bitcoin, Binance e NovaDAX.

Com uma conta dessas é possível trocar o seu dinheiro em reais por criptomoedas, por exemplo. Porém, nossa dica é: faça uma pesquisa e escolha uma plataforma segura, com credibilidade no mercado e que já possua alguns anos de atuação.

Como investir

Não existe nada concreto sobre qual a criptomoeda mais recomendada para investimentos ou coisas do tipo. O que existem são especulações e projeções de especialistas. Por isso, é importante se atentar tendo como base o desempenho e histórico de cada uma, dado que esse ecossistema é relativamente novo e ainda passa por muitas oscilações.

Para garantir sua segurança nesse tipo de investimento, existem algumas possibilidades:

  • utilizar uma carteira digital;
  • usar uma carteira física de criptomoedas, como uma hardware wallet;
  • investir em fundos da bolsa de valores ou fundos de investimentos não listados.

Saiba mais sobre o Programa Avançar

Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. São cursos online e podcasts atualizados com as novidades do mercado, dentre outras vantagens exclusivas:   

>>   Cadastre-se gratuitamente <<

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.