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Como funciona o planejamento de uma estratégia digital em sua empresa? De acordo com Sthefan Berwanger, professor da Business School São Paulo (BSP), uma tática consistente no meio digital deve ser executada de acordo com a estratégia global da companhia. 'O processo de melhoria constante ajuda a garantir a integração das ações ao longo do tempo, principalmente em um ambiente tão dinâmico como o digital'.
Como começar?
O maior erro, segundo Berwanger, é iniciar uma presença apenas para aparecer, ou porque o concorrente também está lá. 'O ideal é fazer a análise de cenário, levantar o que já foi feito até o momento e avaliar a concorrência. A partir deste levantamento, a empresa deve traçar seus pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades, expressas por meio da Matriz SWOT'. Dessa forma, ele afirma que é possível direcionar melhor os esforços em função da estratégia traçada e determinada pela companhia.
Se a empresa vai escolher uma agência ou um conjunto de fornecedores, o próximo passo é selecionar aqueles que entregam um trabalho de qualidade. 'Esta avaliação pode ser feita analisando os resultados e comentários postados nas redes sociais acerca das ações, ou mesmo participando delas como cliente oculto', recomenda ele.
Caso a estratégia seja desenvolvida internamente, alerta Berwanger, existe uma série de características e competências que necessitam estar presentes nos profissionais envolvidos. 'Eles devem ser curiosos e com perfil investigativo, uma vez que o ambiente digital é muito dinâmico e com novas tendências a todo momento. Além disto, devem estar próximos a pessoas, pois isto ajuda a entender melhor o comportamento no meio digital e como estes canais são consumidos'. Outra característica muito importante é o perfil analítico: 'um planejador deve ser capaz de definir os indicadores-chave que apontam o sucesso das ações, bem como corrigir a rota por meio de planos de ação caso o resultado alcançado não seja o esperado', explica.
Estratégia digital x Estratégia não digital
O professor da BSP entende que do ponto de vista metodológico, não existe diferença, porque continuam existindo o processo de análise de cenários, a definição de objetivos e a elaboração do plano tático com as ações a serem desenvolvidas. No entanto, por outro lado, no mundo digital, os processos de interação, relacionamento, engajamento e o fluxo da informação ocorrem de forma muito mais rápida e amplificada. 'Em função destas características, é necessário estar atento às tendências e monitorar constantemente os resultados, para rapidamente alterar ações que podem não dar retorno ou mesmo responder a crises, que podem tomar proporções desastrosas se não forem detectadas logo no início'. Um bom planejamento, de acordo com Berwanger, deve considerar, inclusive, a integração entre os diversos canais, como TV, Rádio, entre outros.