Busca
Agronegócio Inovação & Tecnologia

Como lidar com os maiores desafios enfrentados por startups

Liderar uma startup é uma tarefa complexa e que requer muitas responsabilidades. Buscar investimentos, encontrar as pessoas certas e ter acesso ao mercado são apenas alguns dos inúmeros desafios. 
Confira quatro aspectos de grande complexidade, comuns a startups de todos os segmentos, e dicas de como lidar com cada um deles:

Gestão Financeira

Um dos erros comuns de quem inicia um negócio inovador é deixar a organização financeira da startup para depois, afinal, existem diversas outras tarefas que parecem mais importantes do que lidar com a burocracia contábil. A verdade é que, sem um controle financeiro muito próximo, será muito mais difícil tomar decisões acertadas, como a precificação de seu produto ou serviço. Além disso, é bem mais complexo e demorado tentar recuperar informações após meses de operação do que simplesmente dedicar um tempo diário para alimentar uma planilha de acompanhamento. Finalmente, as conversas com investidores serão bem melhores com apresentação bem estruturada de dados financeiros do negócio.

Além desse dia a dia burocrático, um dos grandes desafios é o tempo de geração de receita. Por isso, o ideal é não depender apenas de investidores, porque o processo de captação é lento e pode haver imprevistos no caminho. Antes de iniciar, o recomendado é fazer uma reserva para se manter sem salário por pelo menos um ano.

Marketing e vendas

Não é nada simples apresentar algo inovador para o mercado, exatamente porque, muitas vezes, o caminho para a comunicação desse produto e serviço ainda não foi trilhado por ninguém. Hoje todo mundo sabe o que é o iFood, mas para isso, foi necessário encontrar uma linha de comunicação que, mais do que “vender” a plataforma, explicasse para as pessoas qual o serviço oferecido. Os investimentos em marketing também não foram irrelevantes.
O desafio, se torna, então, acertar a mensagem ideal. Para isso, são fundamentais o entendimento profundo do seu público-alvo principal, com muita pesquisa, e um trabalho constante em comunicação, com experimentação de caminhos e rápida correção de rotas quando necessário.

Gestão de Pessoas

O trabalho em uma startup é diferente do ritmo e configuração de uma empresa comum, tanto pela velocidade das mudanças no projeto, como volume de trabalho e funções adicionais que as pessoas precisam assumir. Por isso, é muito importante criar um ambiente saudável e, especialmente, ter transparência sobre metas, perspectivas e resultados.
Uma questão sensível enfrentada por criadores de negócios inovadores é tentar buscar pessoas com perfil parecido com os deles próprios para ocupar os cargos da startup. É preciso ter em mente que nem todos na equipe precisam ter a mesma vocação empreendedora: algumas funções serão muito bem desempenhadas por pessoas mais focadas em suas atividades.

Tecnologia

Muitos negócios inovadores têm a tecnologia como core business e, nesse caso, a recomendação é não terceirizar essa área. O ideal é que um dos sócios tenha conhecimento pleno da parte técnica, tanto para dar a segurança necessária nas conversas sobre desenvolvimento, quanto para redução de custos e agilidade para fazer mudanças necessárias em tempo real.
Outra recomendação importante é, desde o início, preparar o sistema para lidar com usuários de diferentes países. Assim, no futuro, não será necessário lidar com problemas ligados a grafia, fusos horários, entre outros.                                                                    

Quer estar preparado para abrir um negócio próprio? O Programa Avançar oferece vários cursos online gratuitos para aumentar seus conhecimentos e te preparar para os desafios de empreender. Acesse agora mesmo.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.