Busca
Agronegócio Inovação & Tecnologia

O que é Banking as a Service (BaaS) e como funciona

mulher empreendedora lendo no celular

A tecnologia Banking as a Service (BaaS) se destaca por possibilitar que empresas não financeiras, de diversos segmentos, ofereçam serviços financeiros a seus clientes. 

Esta solução pode proporcionar novos serviços e, consequentemente, mais fontes de receita para o seu negócio, fortalecendo sua imagem no mercado de forma estratégica.  

Se você tem dúvidas sobre como funciona o BaaS e se vale a pena investir nesta opção, este artigo é perfeito para o seu caso. Boa leitura!  

O que é BaaS?   

BaaS é a abreviatura de Banking as a Service. De forma simplificada, esta tecnologia possibilita que qualquer empresa possa oferecer produtos financeiros a seus clientes sem a necessidade de ser um banco ou instituição financeira.  

Contratando um provedor de BaaS devidamente autorizado, a empresa garante a simplificação do processo, agilidade na implantação e consequente reduz a preocupação com burocracias, carga regulatória etc., uma vez que é dele essa responsabilidade. 

No mercado, os exemplos mais comuns de BaaS são representados pelas fintechs, novas instituições financeiras que oferecem produtos e soluções apenas no formato digital para seus clientes. 

Como funciona o BaaS?  

O BaaS pode oferecer soluções financeiras de diferentes formas. A principal e mais moderna é por meio de APIs (interface de programação de aplicações) que realizam a conexão entre sistemas. Dessa forma, as empresas podem oferecer soluções integradas com os serviços Santander de forma simples e eficiente, gerando mais agilidade e personalização da experiência. 

Isso tudo sem se preocupar com segurança e desempenho, processando grandes volumes de transações e usuários de forma online, rápida e segura.  

Para que você entenda melhor como a solução ocorre na prática, vamos a um exemplo: uma empresa de varejo online pode usar o serviço de Pix ou boletos do Santander para fazer o recebimento das suas vendas. O sistema da empresa se conecta ao do Santander por meio das APIs, permitindo que quando o cliente do varejista finalize sua compra possa escolher a forma de pagamento por Pix ou boletos. 

Quais são os modelos de consumo do BaaS?  

No Santander, as soluções de Banking as a Service são disponibilizadas para as empresas de três diferentes formas. Confira a seguir quais são elas!  

Consumo próprio 

As empresas podem contar com o BaaS Santander para consumo próprio, utilizando os serviços de Pix, boleto, pagamento, consulta de extrato, Open Finance e muito mais produtos por meio de APIs para que o cliente possa manter sua demanda interna de produtos financeiros. Normalmente, nesse caso, a identidade do banco é mantida. 

Um exemplo claro de consumo próprio são as empresas de seguros. Mesmo não sendo instituições financeiras, elas têm a necessidade de fazer a cobrança de seus clientes para agilizar processos. Nesses casos, o modelo se encaixa perfeitamente.  

Consumo para terceiros 

Nesta opção, as empresas utilizam as soluções tecnológicas Santander para desenvolver, internamente, seus produtos e serviços financeiros. O intuito é disponibilizá-los ao cliente final. 

No caso dos bancos digitais, por exemplo, ofertar pagamento de contas é uma ótima escolha para incrementar o portfólio de serviços, e contar com toda a rede de convênios Santander é um plus para se diferenciarem no mercado. 

Consumo parceiro 

O cliente consome os produtos Santander por meio de um parceiro distribuidor das soluções, que é responsável pela experiência e usabilidade.  

Além disso, não é necessário que o cliente saia do ambiente do parceiro para utilizar os serviços bancários. Por meio de APIs, os serviços financeiros chegam até o sistema do parceiro, que é utilizado por clientes PJ.  

Vamos supor que uma rede multinacional de fastfood recebe o pedido de seus clientes via Pix Santander. Dessa forma, ela não precisa desenvolver a integração ou a usabilidade do cliente final, já que tudo isso é feito por um software que faz a ligação do caixa da empresa com a solução do banco. Após a transação, é realizada a conciliação do fluxo de caixa da empresa.  

Quais são as vantagens do BaaS Santander?  

Com o BaaS oferecido pelo Santander, empresas financeiras ou não financeiras de todos os portes podem ofertar serviços bancários com segurança e tecnologia aprimorada. Dentre os principais produtos oferecidos, estão o Pix, emissão de boletos, saldo e extrato e pagamentos.  

Confira os principais benefícios desta escolha:  

  • Sua empresa pode oferecer produtos financeiros sem precisar se tornar um banco; 

  • Agregar valor à sua marca de forma simples, podendo ser um diferencial em relação à concorrência; 

  • Ofertar novos produtos de forma personalizada (os mais relevantes para seu público) para atrair e reter clientes; 

  • Melhora da experiência do cliente, facilitando sua vida financeira; 

  • Aumento de resultados, seja pelos serviços financeiros ou pelo potencial aumento de vendas; 

  • O Santander conta com um portfólio de produtos diversificado, proporcionando soluções completas e eficientes de forma personalizada.  

Conheça as soluções que o Santander pode te oferecer 

O Santander conta com soluções transacionais, de crédito, de cartões e serviços. Você pode selecionar as opções mais interessantes para o seu caso de acordo com as necessidades do seu negócio.   

Soluções transacionais 

Soluções de crédito  

Serviços 

Acesse o nosso portal e conheça com mais detalhe todos as nossas soluções. 

Como contratar as soluções BaaS Santander?  

Se você ficou interessado nas possibilidades que o Banking as a Service pode proporcionar para a sua empresa e deseja saber mais sobre como implementar os serviços disponíveis, entre em contato com o setor responsável por meio deste link.  

Lembre-se de que o Programa Avançar está sempre pronto para alavancar sua jornada empreendedora por meio de conteúdos gratuitos em nosso blog, além de cursos completos e com certificado. Conte sempre com a gente!  

Post ID: | Current Page ID: 5332

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.