Atualmente, a palavra 'inovação' é muito falada e discutida no mundo do empreendedorismo e dos negócios. Grandes companhias têm mudado continuamente a sua gestão a fim de obter uma maior participação de seus stakeholders, colaboradores internos e externos. A empresa tem um programa de inovação aberto que não só prepara, educa e profissionaliza a sua cadeia de suprimentos, mas também firma parcerias de longo prazo com universidades brasileiras e internacionais que alavancam e aceleram o processo de criação.
Na teoria, a inovação aparece escrita em diversos planos e projetos. Mas, na prática, o que deve ser levado em conta na hora de uma empresa inovar?
Para a professora da Business School São Paulo (BSP) Solange Mata Machado, por ser um processo estratégico, é importante que a questão esteja alinhada com o futuro da organização. 'Os critérios devem ser divididos em investimentos de curto, médio e longo prazo'. Segundo Solange, os primeiros requerem menos recursos e visam melhorar o que já existe. Os de médio e longo prazo vão trabalhar com novas oportunidades, envolvendo ou não tecnologias e até mesmo novos negócios. Dessa forma, a companhia terá a capacidade de definir e priorizar as ações nesta área.
Principais barreiras
Para a especialista, a falta de investimento e falta de cultura para investir no longo prazo são as grandes barreiras para a inovação. 'Inovar pode ser se reinventar: buscar novos mercados, redefinir o modelo de negócio, aprender a trabalhar com a criatividade dos seus colaboradores para pensar diferente e achar novos caminhos', explica.
Confira a seguir os 4 passos sugeridos para implantar as estratégias de inovação em sua empresa:
1. Estimular a criatividade
Treinar colaboradores para desenvolver soluções criativas, rever procedimentos internos e abrir novas oportunidades ou negócios.
2. Fazer mais parcerias
Buscar se aproximar dos centros de inovação e universidades para buscar novas alternativas tecnológicas.
3. Trabalhar com a cadeia de valor
Não é hora de se isolar e sim de cooperar. No primeiro momento, a medida pode ter menor retorno financeiro, mas no médio e longo prazo significa crescimento.
4. Transparência e colaboração
Envolva as equipes para que elas ajudem a criar novas ideias e negócios. Crie ambientes que sejam mais abertos e flexíveis para aumentar a colaboração entre as pessoas. Reconheça e premie quem estiver auxiliando neste processo.
Quer saber mais sobre Inovação? Conheça o Programa Avançar
Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. São cursos online e podcasts atualizados com as novidades do mercado, dentre outras vantagens exclusivas:
- conteúdos sobre educação financeira e facilidades para a sua empresa, como o Open Banking, Pix e demais meios de pagamento;
- oportunidades de negócios e parcerias;
- atendimento personalizado para apoiá-lo a expandir seus negócios para o mercado internacional;
- te auxiliamos a encontrar o seu novo estagiário aqui.
>> Cadastre-se gratuitamente no Programa Avançar <<