Busca
Agronegócio Gestão Operacional

O que é governança corporativa – e como ela pode melhorar seu negócio



Se você tem alguma relação com o mundo dos negócios, certamente já ouviu falar sobre
governança corporativa.

Trata-se não de uma tendência local ou nacional, mas mundial, presente em empresas de diversos tamanhos e diferentes segmentos.

Geralmente, essa temática vem acompanhada de outros termos como transparência e compliance.

 

Mas, afinal, o que é governança corporativa?

Trata-se das normas que regem a empresa: como se dão as relações internas e externas, a fiscalização e a conduta de conselheiros, diretores, sócios e demais partes relacionadas.

Sendo assim, quando se fala em governança corporativa, normalmente, a referência são as boas práticas em relação às formas como essas normas são aplicadas – que favorecem tanto o funcionamento quanto a imagem e a longevidade da organização.

 

Pilares da Governança Corporativa

Em sua aplicação na rotina das organizações, a governança corporativa é alinhada a alguns preceitos que podem ser implementados nas estruturas internas do seu negócio.

Talvez o principal deles seja a transparência, que é um dos eixos condutores das boas práticas sobre o tema.

Dentro de um plano de governança corporativa, tenha em mente que a exibição e divulgação das atividades do negócio tende a fortalecer a sua imagem – inclusive, entre os colaboradores, sócios e conselheiros.

Outro ponto que costuma ser relacionado é a igualdade (ou equidade). Sendo assim, as normas de governança corporativa indicam que todos os personagens da empresa devem ser tratados com isonomia, atendendo às peculiaridades de suas funções.

Prestar contas

Ainda no âmbito da transparência, um dos pilares da governança corporativa está relacionado à atividade de prestação de contas.

Existe uma valorização desse ato no sentido que ele expõe as preocupações da empresa em cumprir com suas obrigações e se responsabilizar por suas atividades.

Por falar nisso, a responsabilidade também é um pilar da governança corporativa.

É a forma que a empresa expressa seu comprometimento com o andamento sustentável de seus negócios, visando o aumento dos aspectos positivos das suas atividades.

 

*

Esse é um assunto bastante debatido atualmente e que tem se tornado papel obrigatório das organizações.

Tenha a governança corporativa nos holofotes da sua empresa e valorize seus pilares interna e externamente.

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.