Como sempre ressaltamos por aqui, o início do ano é sempre um momento ideal para rever e trabalhar de forma mais intensa em seu planejamento estratégico dos negócios.
A saúde de uma empresa – principalmente no que tange a sua continuidade de operação – está estritamente ligada à organização de suas atividades, finanças, produtos, próximos passos, recursos humanos, etc.
Para não ficar parado no tempo, é fundamental estar sempre antenado em estudos e leituras que trabalhem esse tema. Pensando nisso, reunimos aqui 4 livros de planejamento de estratégico para ler e compartilhar com seus funcionários.
1. Competindo pelo futuro, Gary Hamel e C.J. Prahalad
Você vai existir amanhã? Aliás: se existir, qual será sua relevância no futuro?
O planejamento estratégico é abordado na obra como a peça-chave para toda chance de crescimento e sucesso com o passar dos tempos. O livro funciona como um manual sobre negócios, ensina a desenhar previsões, estratégias e a alavancar recursos necessários para atingir seus objetivos.
É preciso estar sempre atento e, principalmente, se antecipar às mudanças.
Elsevier Editora
400 páginas
2. A Quinta Disciplina, Peter Senge
Esse livro recebe o nome de “A quinta disciplina” por representar a união de outras quatro disciplinas fundamentais para a construção do sucesso profissional.
Como muitas vezes a teoria pode ser um obstáculo para o total entendimento do planejamento estratégico, a vantagem dessa obra é que ela mostra a aplicação prática desses conceitos.
O autor reuniu empresas e exemplos de cases com excelentes resultados, a partir dos ensinamentos de sua teoria.
Editora Best Seller
644 páginas
3. Empresas feitas para vencer, Jim Collins
Ok, sua empresa está indo muito bem. Seus negócios estão em um nível aceitável e seu crescimento pode ser facilmente constatado. É possível melhorar?
De acordo com o autor Jim Collins, sim!
Com esse livro, a meta é transformar o bom em ótimo. E trabalhar a sustentabilidade para que o crescimento não seja um fenômeno esporádico da organização, mas algo presente no DNA do negócio.
HSM Editora
368 páginas
4. O Gerente-Minuto, Kenneth Blanchard e Spencer Johnson
Esse é um livro sempre presente em listagens sobre títulos de planejamento estratégico.
Trata-se de um guia focado no estabelecimento de objetivos e padrões de desempenho em sua empresa. Paralelamente, desenvolve mecanismos para mensurar e acompanhar o crescimento do seu negócio.
Editora Record
112 páginas