Busca
Agronegócio Gestão Financeira

FINAME: o que é e como funciona para o seu negócio

empresários com maquinário

São muitas as vantagens das linhas de financiamento para quem quer aproveitar as melhores oportunidades para a sua empresa. Dentre as linhas mais conhecidas, estão as do BNDES, que visam apoiar pequenos e médios negócios.

Neste conteúdo, trouxemos as principais informações sobre o FINAME. Confira com a gente o que é, suas vantagens e como contratar para o seu negócio.

O que é o FINAME?

FINAME significa Fundo de Financiamento para Aquisição de Máquinas e Equipamentos Industriais. Criado em 1964 pelo Decreto nº 55.275, como o próprio nome já diz, tem por objetivo atender a financiamentos das operações de compra e venda de máquinas e equipamentos de fabricação brasileira.

Confira 3 alternativas do FINAME:

FINAME Credenciados

Permite a compra de bens novos e nacionais² como máquinas, equipamentos, bens de informática e automação industrial além de ônibus e caminhões.

FINAME Materiais

É direcionada para lojistas e empresários, renovarem seus estoques comprando tanto matérias-primas para produção de bens industrializados quanto materiais de construção e produtos prontos para revenda².

#DicaAvançar: Nessas duas modalidades, tanto FINAME Credenciados quanto Materiais aceitam notas fiscais retroativas, ou seja, o caixa pode ser recomposto.

FINAME Baixo Carbono

Além de financiar placas e painéis solares, geradores e aquecedores tanto solares quanto eólicos, tem como foco a aquisição de ônibus, caminhões híbridos, a biocombustível, a gás e a tração elétrica. Também incluem-se máquinas e equipamentos que reduzam a emissão de carbono na atmosfera².

Quer saber ainda mais sobre o FINAME e como funciona? Confira nosso vídeo especial com dicas do nosso especialista.

Como funciona um FINAME?

Funciona como uma das linhas de financiamento do BNDES, porém, tem como foco financiar a produção e aquisição de novas máquinas e equipamentos de fabricação brasileira.

Segundo regras gerais estabelecidas pelo BNDES, existem alguns passos para a contratação do financiamento, confira com a gente resumidamente como funciona:

  1. Escolha da máquina ou equipamento que deseja adquirir e verificar se o item consta na listagem de equipamentos financiáveis pelo FINAME;
  2. Procura de um agente financeiro credenciado e solicitação do financiamento do equipamento/máquina. Os agentes financeiros são instituições financeiras autorizadas a repassar os recursos do BNDES, como é o caso do Santander;
  3. Análise da solicitação e situação financeira para encaminhamento ao BNDES;
  4. Avaliação da solicitação pelo BNDES;
  5. Caso aprovado, o agente autoriza o fabricante ou distribuidor a entregar a máquina ou equipamento ao comprador/financiado;
  6. Entrega da máquina ou equipamento ao comprador;
  7. O BNDES faz o repasse ao agente financeiro do valor a ser financiado;
  8. O agente financeiro transfere o valor ao fabricante ou distribuidor autorizado do equipamento.

O que pode ser financiado pelo FINAME?

O FINAME financia a aquisição de máquinas e equipamentos novos para a sua empresa. Sendo assim, incluem-se nessa lista equipamentos e sistemas industriais, itens de informática, transporte e outros bens industrializados, contanto que sejam novos e de fabricação nacional.

Qual banco faz FINAME?

Muitos bancos podem atuar como agentes financeiros, que são instituições financeiras autorizadas a repassar os recursos do BNDES, como é o caso do Santander.

Exemplificando, no caso do FINAME, a oferta consiste em repasses do BNDES através do Santander, que é um agente financeiro autorizado a operar.

Além de todas as características de um financiamento, o FINAME possui, como diferenciais:

  • Prazo adequado ao teu fluxo de caixa;
  • Carência mínima obrigatória de 3 meses, podendo chegar até 24 meses¹;
  • Não tem custo de IOF (a maior redução no custo);
  • Com o Santander, não há tarifa de contratação.

E aí, quer saber mais? Procure agora o seu gerente de relacionamento Santander e conheça essa e outras ofertas 😉

Se ainda ficou alguma dúvida sobre como funciona a contratação do FINAME pelo Santander, confira nosso vídeo especial com dicas do nosso especialista.

Confira a seguir o nosso infográfico com os principais pontos sobre o FINAME:

FINAME: o que é e como funciona para o seu negócio FINAME: o que é e como funciona para o seu negócio

Saiba mais sobre o Programa Avançar

Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. São cursos online e podcasts atualizados com as novidades do mercado, dentre outras vantagens exclusivas:   

>>   Cadastre-se gratuitamente <<

¹ - Mediante aprovação de crédito;

² - Produtos previamente cadastrados na plataforma do BNDES.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.