Busca
Agronegócio Gestão Financeira

Dinheiro esquecido: Quando acontece a 2º fase do Valores a Receber e o que mudou?

É comum que clientes de instituições financeiras tenham algum "dinheiro esquecido" depois de encerrar contas correntes ou poupanças, por exemplo. Embora os valores costumem ser pequenos, o montante ultrapassa a casa do bilhão, mostrando que há muitos brasileiros por aí com algum dinheiro remanescente de relacionamentos com bancos.

Pensando nisso, o Banco Central disponibilizou a plataforma Sistema Valores a Receber, onde é possível que pessoas físicas e jurídicas consultem se há algum dinheiro que lhe pertence.

A primeira fase, que teve como prazo final dia 16 de abril de 2022, o sistema disponibilizou R$ 3,9 bilhões para saques, mas apenas 8% do valor foi resgatado. Mas e quanto a segunda fase?

2º fase do Valores a Receber começou em fevereiro de 2023

O retorno das consultas estava marcado para começar no dia 2 de maio de 2022, mas devido a uma paralisação dos servidores do Banco Central que reinvidicavam reajuste salarial, a 2º fase da campanha foi adiada e retornou quase um ano depois, em 28 de fevereiro de 2023.

A partir desta data, consumidores de todo o país puderam começar a consultar eventuais valores esquecidos em instituições financeiras. Se o resultado for positivo, a orientação do Banco Central é que eles retornes ao site a partir de 7 de março para descobrir como solicitar a devolução do dinheiro.

Espera-se que cerca de 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas sejam beneficiadas pelo valor de R$ 6 bilhões disponível para devolução.

O que mudou na segunda fase do Valores a Receber?

Além dos recursos da primeira fase, na segunda etapa da campanha serão liberados valores de fontes como:

  • Contas encerradas em corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários;
  • Tarifas cobradas indevidamente ou obrigações de crédito não previstas em termos de compromisso;
  • Contas encerradas de pagamento pré e pós pagas que tenham saldo disponível.

Também não será mais necessário o agendamento prévio para o resgate dos valores. Na próxima fase será possível pedir o resgate dos recursos já no momento da primeira consulta.

O sistema contará com novas informações repassadas pelas instituições financeiras. Isto quer dizer que mesmo quem já resgatou e quem não tinha valores a receber na primeira etapa do processo deve consultar a plataforma novamente e ver se há ou não valores novos.

Saiba mais sobre o Programa Avançar

Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. Além de vídeospodcasts e ebooks atualizados com as novidades do mercado, o Avançar oferece uma série de cursos com foco no empreendedor, entre eles: Curso de Educação FinanceiraCurso de Crédito e Curso para MEI.  

Comece agora mesmo seu curso gratuitamente e ganhe um certificado digital. Cadastre-se!

Como abrir sua Conta MEI Santander 

Simples, digital e precisa de apenas 3 documentos: 

  • Documento de identidade (RG ou CNH) 
  • Número de CPF 
  • Certificado de MEI 

>> Abra a sua conta MEI << 

Post ID: | Current Page ID: 1984

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.