Quando você vai ao mercado, precisa estar preparado para realizar suas compras de maneira responsável – dentro do seu orçamento, sem deixar de considerar a durabilidade e a qualidade do que está adquirindo. Na sua empresa não é diferente.
O planejamento de compras é essencial para a saúde financeira de qualquer empreendimento. Agir com ímpeto ou de maneira desregrada na hora de novas aquisições pode significar uma grande dor de cabeça para a gestão.
Uma análise completa das suas últimas compras é a melhor forma para identificar se seu planejamento está no caminho certo. Encontrou problemas? Tudo bem, aqui estão 5 dicas que vão te ajudar:
1. Conheça quem fornece
Cadastre todos os seus fornecedores minuciosamente. Saiba como achá-los caso precise questionar algum detalhe ou fazer uma pergunta. Categorize os parceiros baseado em seus diferenciais, condições de pagamento, ofertas e formato das entregas.
Priorize os mais confiáveis, estabelecendo uma boa relação com eles ao propor acordos de benefício mútuo. Não deixe de abrir espaço para negociações. Também é muito importante ter cartas na manga: uma lista de fornecedores alternativos poderá salvar a empresa em situações de emergência.
2. Conheça a demanda interna
Não basta existir uma demanda dentro da empresa para que sejam feitas as compras. A avaliação das requisições é indispensável. Qual a razão da demanda? Ela é urgente? Muitas vezes é possível propor outras possibilidades para uma demanda ao questioná-la e examiná-la melhor.
3. Invista na gestão do estoque
Uma gestão eficiente de estoque impede que ocorra falta de produtos em momentos críticos. O controle deve ser constante e buscar o equilíbrio, levando em consideração a necessidade de que os insumos mais importantes sempre tenham uma quantidade mínima em reserva - e de que mercadorias em excesso no estoque também geram gastos.
4. Treine sua equipe
A capacitação dos colaboradores tem impactos positivos em diversos pontos de um planejamento de compras eficiente. Uma equipe mais preparada saberá filtrar as demandas e requisições, lidará bem com os fornecedores e poderá te ajudar nas aquisições.
5. Use software de gestão
O processo de compras é complexo e engloba diferentes setores e necessidades em cadeia. Um controle aceitável deve usar as facilidades propostas por sistemas informatizados de gestão. Pesquise as opções locais e não esqueça de treinar seus funcionários nos aplicativos.
Vá além dos custos
Qualquer empresário te diria que o principal objetivo de um planejamento de compras é a redução de custos. Esta relação não está errada, apenas incompleta. Não deixe de examinar com detalhes aspectos como qualidade do que está comprando, validade da demanda pela compra e confiabilidade do fornecedor. Mais do que diminuir seus gastos, o bom planejamento poderá te livrar de uma série de problemas na manutenção de sua empresa.